segunda-feira, 7 de março de 2011

A Tempestade Perfeita!

Depois de no mês de Janeiro se terem sabido os valores da execução orçamental e de esses mesmo valores terem sido bastantes positivos para Portugal, o que se constata é que os mercados parecem ignorar esse factor, e continuam a castigar-nos com taxas elevadas!
A isto parece juntar-se as reticências com que a Senhora Merkel parece disposta a facilitar a actuação do Fundo de Resgate da União Europeia.
Enquanto isso, José Sócrates garante que não vamos precisar de ajuda, e faz bem, porque na Grécia e na Irlanda a ajuda não garantiu taxas de juro mais baixas que as portuguesas.
Mas o que é preocupante é que com o Petróleo a subir, por causa da instabilidade nos países do Norte de África, a inflação ameaça com uma subida também. Ora Jean Claude Trichet, já deixou a porta aberta para uma subida das taxas de referência do BCE. Na prática isto significa que as prestações dos empréstimos vão subir, com as naturais repercussões nos orçamentos familiares. Sendo assim, parece que está a criar-se a Tempestade Perfeita: Desemprego, Cortes nos Salários, Inflação e Juros Altos!
Há muito tempo que tenho "O Processo" do Kafka na minha lista de livros inacabados, mas da mesma forma que o enredo da história, nas palavras da Wikipedia descreve-se por: "A acção desenvolve-se num clima de sonhos e pesadelos misturado a fatos corriqueiros, que compõem uma trama em que a irrealidade atinge a loucura." parece que nossa realidade económica começa a ser bastante Kafkiana, quase irreal. Esperemos que depois da Tempestade venha a Bonança!!

1 comentário:

Jaime Carmona disse...

É preciso descaramento! Dizer que as coisas estão más!
Nunca a vida em Portugal esteve tão boa: bons ordenados, excelente Serviço Nacional de Saúde, empresas pujantes e dar lições de gestão a todos os outros,etc. Este país é um exemplo não só para a União Europeia como igualmente para os nossos maiores aliados - os Marcianos!
O nosso engenheiro (suposto!) vive noutro planeta. Pena que também por esses lados tenham de prestar vassalagem a alguma espécie alienigena aparentada com um certo pais da Europa Central que adora cerveja e salsicha!
Haja coração!
E já agora, não falei do estado da Educação. Hoje à noite passa na TVI uma reportagem que merece posterior reflexão. Depois falaremos.