quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Indicadores Económicos de Campo Maior

Foi sem espanto que li que "O concelho de Campo Maior domina os indicadores empresariais e salariais no distrito de Portalegre, noticia hoje o jornal Linhas de Elvas, com base nos Anuários Estatísticos Regionais de 2009, publicados pelo Instituto Nacional de Estatística." Li também que: "Ao nível dos indicadores relacionados com o mercado de trabalho, o ganho mensal dos trabalhadores por conta de outrem no concelho de Campo Maior, em 2008, situava-se entre os 1008 e 1670 euros. Segundo os dados do INE a vila de Campo Maior destaca-se também com a maior produção de volume de negócios nas quatro maiores empresas, ou seja, em que a actividade económica local está mais dependente de poucas firmas, porém, conseguiu atingir os 646,5 milhares de euros de volume de negócio por empresa."
E se isto são boas notícias já a notícia do Expresso, em que se fazia um comparativo da taxa de desemprego pelos diversos concelhos do país, deixa Campo Maior numa situação pior que aquela que imaginamos. Segundo este estudo em Campo Maior existe entre 10 a 15% de desemprego. São indicadores péssimos que nos levam a pensar que se Campo Maior tem industria da qual se orgulha deve também revitalizar o comércio e as pequenas empresas. Só assim poderá baixar este indicador para níveis mais baixos!

3 comentários:

Jaime Carmona disse...

Mais uma vez revela a sua enorme atenção para o que nos rodeia. Parabéns!
É interessante verificar que se confirma a ideia de que Campo Maior é um oásis a nível regional. Seria bom que muitos se consciencializassem quão volátil é o mundo empresarial e que o sucesso das firmas depende de todos, sem excepção!
Em relação ao desemprego, é importante que seja feita uma exaustiva caracterização dos desempregados do nosso concelho.
Que medidas ajudarão a baixar a actual taxa?
No entanto, sejam quais forem as medidas, tudo levará o seu tempo.

garcia disse...

esses salários de 1008 e 1670 euros deve haver aí um erro, quem ganha esses salários são só 40% das pessoas nesta região. Como podem dizer uma mentira tão grande, a respeito ao desemprego eu diria mais apoio ás médias e pequenas empresas, porque como é sabido não são as grandes empresas que criam empregos mas sim as pequenas e médias empresas. como por exemplo as duas maiores empresas de campo maior empregam apenas 20% da população, é por esse motivo têm que ser apoiadas as médias e pequenas empresas e não é o caso presente, o PS tem que mudar esta politica porque não o fizer ainda vamos ter mais desemprego em campo maior

Anónimo disse...

estou na Delta á 35 anos feitos este mês e só ganho 670 euros para poder provar o comentário anterior digo que todo o pessoal que realmente trabalha na fabrica ronda isto e por vezes menos, os outros, os doutores que não fazem nada é que poderão ganhar isso mas são bem poucos