quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A Verde Irlanda!

Depois da Grécia, o FMI e a União Europeia preparam-se para intervir na Irlanda. Segundo a imprensa deste fim-de-semana já decorrem negociações para uma intervenção. A Irlanda há bem pouco tempo considerada um exemplo, apelidada por Tigre Celta pela sua pujança económica e pelas altas taxas de crescimento, tenta fazer face a um grave problema já que o seu sistema bancário estava muito exposto ao chamados activos tóxicos.
É claro que os analistas já olham para Portugal como o senhor que se segue, embora também muita gente diga que os problemas de ambos os países são diferentes. Segundo várias opiniões o sistema finaceiro português está bem capitalizado sendo o problema português de crescimento económico. Mas fiquem com outro dado, a Irlanda não aceita subir os impostos às empresas visto serem elas o motor da economia e do emprego. Um medida bastante acertada!
Era muito bom que a situação não se agravasse de modo a não contagiar Portugal.
Ironia, ironia acaba para ir para a banda irlandesa U2. Bono, o seu vocalista, bate-se para que seja perdoada a dívida aos países do terceiro mundo. Esperemos que não façam concertos para salvar o seu próprio país...e que os Xutos e Pontapés não os acompanhem no sentimento!

Sem comentários: