terça-feira, 9 de novembro de 2010

Uma proposta do DeCampoMaior!

Os posts que têm sido dedicados à educação têm tido poucos comentários. Não gostava de ver nisto um sinal de desinteresse para um tema tão importante.
Hoje o DeCampoMaior volta à carga com a questão da educação com uma proposta que tem como objectivo melhorar o nível de formação e aproveitamento dos estudantes do nosso concelho. Em traços largos o que se propõem é a criação de um cartão de estudante onde os alunos no nosso concelho iriam acumulando pontos consoante as notas que obtenham na escola. A execução de actividades extra-curriculares teria pontos extra. Mais tarde estes estudantes podiam trocar os pontos por descontos no comércio do concelho, no cinema do Centro Cultural e nos bares e restaurantes. Para isso teria de haver uma entidade gestora do programa, preferecialmente a câmara municipal e a adesão dos comerciantes ao programa de incentivo.
As vantagens directas seriam o aumento do empenho dos estudantes na actividade escolar. No entanto, também vejo aqui outras vantagens: incentivo ao comércio local.
Em termos conceptuais o que se lança são incentivos de curto prazo já que os estudantes, actualmente, não vem os estudos como fonte de benefício a longo prazo.
Não sei o que pensarão da ideia os leitores do DeCampoMaior, mas aqui a deixo para discussão!

4 comentários:

Unknown disse...

Apoiado!

Anónimo disse...

pensando bem a ideia do cartão de estudante 'e muito boa.... pena eu ter deixado de estudar faz pouco... brinco...mas é verdade... enfim. Mas tenho tres filhos...e a ideia interessa.

Anónimo disse...

Muito interessante a ideia,mas não seria mais positivo se com os pontos acumulados os jovens adquirissem a possibilidade de comprar no nosso comércio bons livros, material escolar, ou um passe de entrada livre nos espectáculos e cinema do nosso Centro Cultural para uma temporada inteira. Porque queremos jovens cultos e para ir aos bares e restaurantes eles não precisam de estímulo porque tenho a certeza que o fazem com bastante frequência!! Já em contrapartida poderiam ler mais, assistir a espectáculos com mais frequência, claro se o novo executivo camarário não se restringisse apenas a FADOS. Onde estão as iniciativas para os jovens??? Este mês vem apenas um filme??? Enfim mas isso é outro assunto :))
Boa noite
Sem outro assunto de momento

Lady in RED

Jack The Ripper disse...

LadY in Red,

os seus incentivos são os que eu queria, só que incentivo é por definição algo com que as pessoas se motivarão. E os alunos não se motivarão só com livros. Dai falar em bares e restuarantes.

Gostei de cá a ter. Vá comentando. omentários como o seu são sempre bem vindos