terça-feira, 23 de novembro de 2010

O Nosso Castelo !

Confesso que era um tema do qual andava esquecido, mas em conversa com uma pessoa da nossa terra mas que anda "lá por fora", relembrei esta questão. O tema de que vos falo é o Castelo de Campo Maior. Este monumento tem estado nos últimos anos fechado salvo para acolher algumas iniciativas da câmara tais como Feiras do Livro e alguns eventos foclóricos. Segundo a versão oficial a sua gestão pertence ao IGESPAR - Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico.
Não tenho dados para saber se esta configuração tem sido benéfica à conservação do Castelo, no entanto o que sei com toda a certeza é que o Castelo não é, neste momento um polo de atracção para Campo Maior, quando tinha todas as condições para o ser. É um monumento muito bonito e conserva a maior parte da sua estrutura, e seria muito benéfico que pudesse ser visitado por todos os turistas que se deslocam a Campo Maior. Devemos valorizar o nosso património tal como noutros pontos do país. E sem ir muito longe podemos ver o exemplo de Elvas e do seu património militar!

3 comentários:

Garcia disse...

olá é normal do castelo estar fechado, porque temos aqui o terceiro mundo, e os responsaveis têm vergonha que os turistas vejam esta miséria e ao mesmo tempo de serem assaltadas, é uma vergonha tudo ao abandono o castelo como tambem as muralhas, ainda falam em festas... por favor

Notícias curiosas de Elvas disse...

Património de Elvas bastante maltratado e ao abandono, e pior aberto a vândalos!

Veja no meu blog hoje, todos os links, até agora, do Forte da Graça!

Anónimo disse...

O Castelo de Campo Maior!! Ai ai o Castelo!!
Que tema interessante e não nos podemos esquecer dele de maneira alguma! Faz parte de todos os campomaiorenses e do seu coração. O regressar a Campo Maior depois de uma longa ausência tem sempre algo mágico, quando na estrada de Elvas ao chegar a casa avistamos bem lá no alto o castelo!!
Pois é, está fechado e na penumbra...durante o dia é quase transparente e à noite nem se vê.
A nível de divulgação e aproveitamento turístico estamos mesmo péssimos.
Admite-se que o posto de turismo esteja no local em que se encontra?? Bem perto da saída e escondido. Quando os turistas já estão quase a terminar a visita a nossa terra encontram por casualidade o posto de turismo!!Agora que penso no assunto nem sei se há pela vila placas a indicar onde se encontram as informações turísticas??!!
Enfim...desabafos...
Cumprimentos
Lady in Red