terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Baleia Branca!

Chamem-me Ismael! É assim que começa o livro, bastante conhecido, Moby Dick de Herman Melville. Neste livro, o narrador, a pesonagem Ismael relata como o Capitão Ahab persegue, completamente obcecado, uma baleia branca por todos os cantos do planeta.
O livro serve de introdução para um tema recorrente, mas que nunca será demais lembra-lo de novo. Trata-se do problema das Piscinas de Municipais. As piscinas, já alguém por aqui disse, começam a tornar-se um elefante branco, ou se quiserem tornam-se na baleia branca do nosso livro. O actual elenco camarário afirma que só assumirá compromissos se estiver clara a forma como todo o processo se desenrolou. É uma posição que pretende defender os interesses da câmara e que, com certeza, pretende defender os interesses dos campomaiorenses. No entanto, os campomaiorenses também pretendem que essas explicações sejam dadas rapidamente por várias razões: a primeira é que qualquer equipamento tem um ciclo de vida e ninguém quer que esse ciclo de vida passe sem usufruto por parte de todos, a segunda é que em tempo de crise é muito triste ver-se recursos desaproveitados e a terceira é que a passagem do tempo favorece quem, eventualmente, tenha errado. Pior que isso é que poderá até prejudicar quem acaba por, neste momento, ter a responsabilidade de resolver o problema, isto é, o actual executivo camarário. É que, se já sabem da história, não será novidade isto que vos digo: no final do livro a baleia Moby Dick acaba por matar o Capitão Ahab!

2 comentários:

portas.da.vila disse...

É pena que o nosso executivo olhe para esse custo de obra, mas não olhe para o use fruto da piscina por parte do povo!
Porque agora uma coisa é certa, já está feita e agora tem que se pagar, se não a usarmos, é por pura teimosia, esquecendo o superior interesse do povo.
Povo esse que em muitos casos é quem mais ordena, coisa que em Campo Maior já não se verifica isso mesmo!
Outra coisa impressionante, é o facto de antigamente se gastarem rios de dinheiro na caça ao voto, hoje como ontem essa tactica continua, só que agora já não é o dinheiro o povo que é mal gasto, mas sim o dinheiro do povo é gasto em prol do mesmo.
Cada dia que passa vejo que este executivo perdeu o rumo e o sentido de orientação, imitando uma gestão Burrica, da qual todos nos quisemos livrar, as festinhas culturais, os almoços dos idosos, que agora só tem um almoço, antigamente havia quem além da camara tambem oferece-se outro.
Ou seja, o despesismo encontra-se em toda linha, nas obras, na cultura, etc, penso que a camara não pode dizer que sente a crise!
Até no Orçamento que fez para o ano passado lhe sobram 8 milhoes de euros?
Não percebo as contas que são feitas!
Pergunto, quanto será gasto em iluminação de Natal, em tempo de crise?
Não deveriamos abdicar desse LUXO?

Anónimo disse...

Tenham calma com as piscinas então não viram já o filme todo,é sempre igual passo a explicar vejam se entendem a Camara deixa e deixou de pagar a Campo piscinas ou lá como se chama a empresa que comanda as piscinas não tem dinheiro para pagar o que acontece digam-me voçes o fim do filme....
claro as piscinas vão a leilão e pronto já sabem quem as compra e quem vai ser o dono delas e depois o povo paga outra vez (bruxo)