segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Blogosfera Campomaiorense!

Com a iniciativa do Blog Campo Maior na Internet de eleger o melhor blog de Campo Maior, mais do que criar rivalidades entre os blogs, faz-se notar o dinamismo que a blogosfera campomaiorense adquiriu. Penso que o número de blogs com actualização regular chega perto dos 90 e os temas focados são de diversos interesses. Há um número significativo de visitantes regulares o que torna este meio de comunicação uma referência no quotidiano da vila.
Não vou pedir o voto para o Decampomaior, vou antes indicar o Campo Maior na Internet como um elemento vital neste processo visto ser escolhido por muitos como a porta da entrada da blogosfera campomaiorense. Penso ser este o melhor blog pelos motivos que referi e devemos enaltecer o excelente trabalho realizado.
Quanto à blogosfera penso que deve continuar a marcar uma posição na comunicação de Campo Maior e penso que deveriam ser criadas outras iniciativas entre os bloggers. Deixo algumas ideias: com o desaparecimento do Notícias de Campo Maior, poderia ser criado um espaço substituto do jornal coordenado por diversos bloggers onde, por exemplo, os antigos colunistas do jornal pudessem continuar a publicar os seus artigos. Outra iniciativa que reforçaria a presença da blogosfera campomaiorense seria a obtenção de receitas vindas da publicidade nos blogs. Hoje existe essa possibilidade e se, penso, nenhum dos blogs a está a aproveitar poderiam ser canalizados os recursos económicos garantidos por esta via para alguma instituição do concelho.
Seja como seja desejo a todos bons blogs, bons post's e bons comentários!

6 comentários:

CampoMaiorense disse...

Agradeço o reconhecimento dado ao Campo Maior na Internet. Acima de tudo, o papel que desempenha na divulgação de todos os blogues e sites de Campo Maior.
Mas fico muito aquém nos postes e publicações em relação a outros blogues de Campo Maior, de maneira nenhuma me considero um bom blogue a não ser dar algumas noticias vindas da Internet, sobre Campo Maior e Campomaiorenses.

Visitas, algumas também, mas tenho que confessar que algumas me vêem de outros blogues onde estou linkado, caso do De Campo Maior.

Embora seja uma janela para a blogosfera Campomaiorense, penso que as minhas visitas são mesmo derivadas disso e foi esse o motivo principal para o aparecimento do Campo Maior na Internet.

Em relação à blogosfera Campomaiorense, penso que muito haverá para fazer, mas com ideias e um pouco de empenho de todos os blogues e mesmo algum Anónimo (que os há) que comenta aqui pelos blogues, penso que se poderia fazer um grande blogue de noticias.

Outro ponto que achei que se deveria ter em atenção era mesmo a questão das rivalidades. Penso que até à data ainda nada disso sucedeu, mas ficaria muito desiludido se isso acontecesse.

Acho que cada um deve postar o que mais lhe agrade e que se algum dia pensar que quer ser melhor que outro só o que tem a fazer é apresentar bons postes com noticias pela positiva, porque pela negativa já temos muitos comentaristas que o fazem

Fico atento às ideias.

Anónimo disse...

Boa noite,
As bajulações do Camponês, nada tenho contra si, nem a favor, é mais um a postar e a falar sempre dos anónimos e a ser um deles (tal como eu neste momento)!
A velha história da modestia, fica-lhe bem, mas é algo que não devia fazer por um bem parecer.
Visitas o Campo Maior na Internet não tem muitas, alias adivinhem qual o blogue com mais visitas de CM, sabem?
Existem muitos bloggers mas com pouca qualidade e pouco debate saudável, promove-se a denúncia e ficam-se por aí, não existe o debate. A Denúncia é importante quando suportada por algo mais.
A blogosgera Campomaiorense, retirando o caso do De Campo Maior é hoje uma fachada, depois de 5 pessoas terem deixado de "passar por aqui" ou pelo menos de escreverem, esta ficou orfã!

Jack The Ripper disse...

Caro anónimo das 22:32,

O seu comentário intrigou-me já que levanta algumas questões interessantes.

Diz que há falta de debate, e eu concordo, mas também é verdade que muitas vezes, e falo no meu caso, lança-se um tema e há uma grande falta de comentários. Falta de tempo? Preguiça?
Não será que a falta de debate começa na parte de quem lê?

Outra questão: evidentemente não vou pedir para dizer quem são essas 5 pessoas que deixaram de escrever, mas vou perguntar porque? Essas pessoas, como todas as outras, fazem falta à nossa blogosfera.

Já agora não me pareceu que o Camponês estivesse a ser assim tão falso modesto!

João Rodrigues disse...

Concordo com as opiniões! Mas... tudo se resume a anonimato! E por que não dar a cara? Dar a Cara e nome Real! Tudo às claras!

Anónimo disse...

Caro Jack,

Os posts mais comentados são sempre os "mexericos", quando o tema é algo que não tenha um lado pessoal, que não seja para achincalhar, os utilizadores preferem não se manifestarem. Os posts rosa são os que funcionam melhor.
Não acredito que os campomaiorenses estejam satisfeitos, pois pouco ou nada mudou e não se viu nada que nos dê esperança. Vejo o Ricardo como mais um presidente, igual a tantos outros! Voltámos a ter os típicos dois pelouros, os quais são o eixo da governação, as obras e a festas (a que alguns chamam de cultura). É a chamada Tradição do Progresso.

As pessoas deixaram de escrever por diversas razões, uma delas foi acreditarem que a vila estava bem entregue (ainda não ganharam coragem para voltarem). Uma em especial foi por questões de força maior.

Quanto ao Camponês foi apenas uma provocação, não entendo qual o problema de reconhecermos que fazemos um bom trabalho.

Jack The Ripper disse...

Caro Anónimo da 15:29,

Então se essas pessoas estão a ganhar coragem para voltar o Jack The Ripper convida-as para pegar outra vez nas "armas", que é como quem diz pegar de novo no "teclado".

O De Campo Maior espera pelos vossos comentários!