quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Vem ai a "nossa" Feira!

A nossa Feira tem-se transformado ano a após ano num acontecimento que sobrevive agonicamente. Sem o brilho de outros tempos o evento teima em manter-se. Causas para isto não vale a pena perder tempo a tentar encontra-las. Os tempos são outros, mas também é certo que não se soube enriquecer a Feira com algo que a pudesse manter viva. O tema do post também não é este...Este ano, a Feira, no que diz respeito ao evento propriamente dito, está pouco diferente dos anos anteriores. O mesmo formato, algumas actuações foclórico-pimbas e pouco mais.
No entanto este ano a Feira tem subjacente o lançar do desafio "Festas do Povo". O DeCampoMaior, já aqui, em exclusiva e primeira mão, havia noticiado que já havia algumas manobras nos bastidores de forma a lançar o evento em 2011. Neste momento já circula um mail, que penso, vem do município, onde se desafia a população a juntar-se à iniciativa "Amigos das Festas do Povo".
Este, é para mim, o grande atractivo da Feira. Que reacções vai este tema suscitar?

7 comentários:

siripipi alentejano disse...

Como disse o nosso Camões "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"
A nossa Feira que já tem mais de 100 anos sempre teve início no dia 15 de Agosto, dia de Santa Maria, não sei por que carga de água este ano inicia-se no dia 13.
Talvez o nosso Executivo não saiba que uma alteração destas só pode ter lugar, sob proposta da Câmara, aprovada pela Assembleia Municipal.
Há regras e no calendários Nacional de Feiras e Romarias, a nossa Feira irá continuar com as datas de sempre.
Quer eu saiba, não figura nenhuma deliberação a alterar a data.
siripipi-alentejano

carlos disse...

Duma coisa tenho a certeza: para o ano vai haver Festas!
Pelo menos no Redondo.

Jack The Ripper disse...

Oh Caro Siripipi,

Assim acaba por ser mais papista que o papa. Então quer começar a Feira no Domingo?

Não podemos ser escravos da burocracia!

siripipi alentejano disse...

Amigo Jack The Ripper
Está enganado, não quero ser mais papista que o Papa, primeiro defendo uma Tradição com mais de 200 anos e em segundo defendo igualmente um dos principais Principios Constitucionais, o Princípio da Legalidade.
Com os meus mais 60 anos de vida sempre conheci a nossa Feira a iniciar-se no dia !5 de Agosto.
Os anos levam-nos e recordar muita coisa e qualquer dia contar-lhe-ei num post, como era a vida dos Campmaiorenses antes do 25 de Abril de 1974 e como as pessoas viviam e com quanto viviam, talvez desconheça mas o seu progenitor deve lembrar-se que era na Feira que a maioria dos Jovens (filhos de gente trabalhadora) daquela época, vestiam pela primeira vez um fato e calçavam umas botas. Infelizmente a maioria andavam descalços.
Felizmente que vivemos noutro tempo e que a revolução dos cravos acabou com essa miséria, importa sim lembrar esses tempos e explicar aos Jovens de Hoje como era a vida em Campo Maior.
Desculpe este desabafo, mas a minha consciência assim me obrigou.
siripipi-alentejano

Jack The Ripper disse...

Caro Siripipi,

Penso que esse post sobre como era a vida antes do 25 de Abril já foi publicado no seu blog, ou pelo menos era um post que versava sobre o mesmo tema.

Eu continuo a achar que iniciar a Feira no Domingo seria um desastre já que se perderia as noites de Sexta e Sábado.

De qualquer forma penso que esta discussão é completamente estéril porque o que está em causa, e tem realmente interesse, é a questão "Festas do Povo".

siripipi alentejano disse...

Caro Jack
Desculpe, mas quero dizer-lhe que o post que escrevi "Cantos de Baixo" retratam uma época mas não foi incluído tudo. No que vou escrever debruçar-me-ei sobre a Educação, sobre a vida dos Ganhões e da forma como eram tratados, do seu trabalho de Sol a Sol (Mondas,Ceifas, Lavoura, Debulhas e a apanha da Azeitona.
A vida do Povo trabalhador merece ser narrada e preservada.
Hoje, infelizmente, não há Pessoal para a apanha da azeitona, a maioria fica na árvore ou no chão, nesse tempo quem fosse ao rebusco, depois dos Olivais apanhados, era preso, perseguido pela GNR e multado.
A nossa memória não deve ser curta, é bom lebrar o passado para que no fúturo não volte a acontecer o mesmo.
Estes temas são uma razão do meu blogue.
siripipi-alentejano

Jack The Ripper disse...

Caro Siripipi,

Venha de lá, então, esse post sobre a vida de outros tempos