sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Fecham-se escolas...mas não há chumbos!

Por estes dias de Estio a Educação teima em continuar a ser terreno revolto. Numa primeira notícia o Ministério da Educação dava conta da intenção de fechar escolas básicas com menos de 21 alunos. Segundo o Ministério pretende-se dar as mesmas condições a todos os alunos, criando as condições para a frequência de escolas mais apetrechadas.
Se for esta a situação, se a situação tiver fundamento eu diria que é uma medida necessária embora, isto custe em tempo e transportes a crianças que farão deslocações de alguma consideração. Se esta medida não tem desvantagens? Claro que sim, acelera a desertificação de pequenas aldeias...acelera a desertificação do interior!
O que já me custou mais ler hoje na net, foi que as câmaras terão a última palavra no fecho das escolas. Ora as câmaras vão, em muitos casos e se isto se verificar, manter as escolas abertas. Agora digo, das duas uma: ou há realmente vantagem para o ensino o fecho dessas escolas e não há lugar a critérios subjectivos das câmaras ou então esta é uma medida avulsa que não beneficiará ninguém.
O outro tema da Educação é o acabar com os chumbos por decreto...esta medida, para mim, está chumbada!

Sem comentários: