domingo, 29 de agosto de 2010

Abriu a caça ao cigano!

Foi com este título que ontem o Expresso publicou a reportagem sobre como as autoridades francesas tomam como alvo a comunidade cigana de Leste. É um tema controverso, as autoridades francesas exigem uma posição firme da União Europeia. As Organizações de defesa dos ciganos comparam este facto às medidas de Hitler para os eliminar.
O Papa condena a expulsão, no entanto, em Portugal, há paróquias que cobram mais por velórios dos ciganos ou até mesmo negam-se a realiza-los.
Várias instituições internacionais apontam Portugal como um mais que discrimina esta etnia. A Amnistia Internacional ou a European Roma Rights Center fazem parte deste grupo, tendo esta última colocado uma queixa no Conselho da Europa sobre um bairro criado em Beja para isolar os ciganos. Esta organização diz que os ciganos são discriminados.
Segundo a história esta etnia chegou a Portugal nos séculos XVI e XVII e passado todos estes séculos ainda não foi integrada.
Mas porque são integradas todas as comunidades e esta mantem-se isolada? Será racismo? Não são integradas todas as outras comunidades? Veja-se por exemplo em Campo Maior como os imigrantes de Leste estão integrados. A culpa, penso estar repartida, pois os ciganos também tem que fazer por integrar-se.
Já agora como curiosidade, digo-vos que o Elvis Presley tinha ascendência cigana, mas o Rei do Rock nunca se mostrou muito orgulhoso disso!

4 comentários:

Garcia disse...

olá ao meu ver os imigrantes do leste não estão muito bem integrados , como por exemplos, estão em casas sem água e sem luz, a maioria dos empregadores não lhes paga, nunca esquecer que nós samos um País de imigrantes,os imigrantes portugueses gostavam que fossem tratados lá fora como são tratados os imigrantes do Leste? penso que não....

CampoMaiorense disse...

Sr. Garcia(?)

penso que sim pelo "samos"

Quais os imigrantes de leste que estão sem agua e sem luz?

Quais os empregadores que não lhes paga a estes emigrantes?

E não ter nem agua nem luz é para si não estar integrado?

Só para nos sabermos.

O Sr. foi emigrante. Por acaso compara-se a estes imigrantes de leste quando emigrou? Penso que não e como o Sr. os Portugueses emigrantes nunca foram iguais em nada, comparado com os desacatos que estes imigrantes causam em comunidades como a nossa, uma comunidade que assiste até a facadas entre marido e mulher imigrantes de leste.

Anónimo disse...

hoje o diário de noticias falava dos ciganos do martir santo e do nosso concelho.
falava das casas que não têm da água da torneira que a todos serve da luz que não têm o ainda das crianças que vivem em condiçoes desumanas e indignas do portugal de abril.
mas todos estamos muito preocupados com o pequeno furto com a esperteza saloia dos famintos
com os fatos rotos com a falta de iguiene que tambem contribuimos,mas,mas não estamos
preocupados com os que têm lucros escadalosos hà custa da miséria de milhoes de seres humanos.

Anónimo disse...

Porque será que a opinião pública geral é sempre contrária à dos pseudo-intelectuais defensores de "valores", "anti-racistas",etc.?? Será porque estes vivem num mundo irreal e nunca lhes tocou pela porta ???