quarta-feira, 7 de julho de 2010

Golden Share!

Quando eu pensava que estávamos a entrar na chamada Silly Season, quando eu próprio me encontrava sem inspiração e sem temas, que me parecessem com interesse, o bastante, para serem publicados eis que a questão da utilização da Golden Share pelo Governo no negócio da Portugal Telecom/Telefónica lança para a arena política, um tema, tão do interesse de todos como a Refundação do Estado Social.
A questão, na sua essência, é simples, o Governo fez valer a sua vontade contra os interesses da maioria dos accionistas. Para o regimes liberais adoradores do Deus Mercado esta atitude foi uma blasfémia porque o estado deve manter o seu papel reduzido ao mínimo. No outro lado a jsutificação foi que este negócio era de interesse nacional e que portanto o Governo salvaguarda assim o interesse de Portugal.
Mas a questão da Golden Share é a ponta do iceberg porque o PSD depois da eleição de Pedro Passos Coelho assumiu claramente uma tendência liberal e já assumiu que pretende reduzir o papel do Estado. Estão lançadas as bases para a próxima luta política. O Governo PS, desgastado, é certo, vai bater-se pelo Estado Social enquanto o PSD pretende a sua refundação.
Eu sou da opinião que o Estado Social deve ser eficiente como se uma máquina privada e economicista se tratasse mas deve também defender os interesses do colectivo quando esses interesses são ameaçados pela perspectiva única do capitalismo selvagem.
Não nos podemos esquecer que mesmo nos Estados Unidos, pais capitalista por excelência, quando os Bancos passaram por dificuldades foi o Estado quem acudiu em sua ajuda. Os adoradores do Deus Mercado não podem privatizar lucros mas socializar prejuízos quando isso lhes convem. Por isso Dr. Pedro Passos Coelho não se faça passar por cordeiro quando na verdade é um lobo!

1 comentário:

Garcia disse...

olá entre o PS e o PSD há pouco a escolher sejamos honestos, mas penso que, o povo portugues só quer esta politica enganosa, por esse motivo se vê como portugal se encontra, um abraço