segunda-feira, 15 de março de 2010

Reforma Agrária - O Reviver da Utopia

No passado dia 20 de Fevereiro, foi apresentado, na Curpi de Campo Maior, o livro " A Reforma Agrária é Necessária" de António Gervásio. Neste livro há cerca de 300 fotografias sobre a Reforma Agrária desde os anos 50 do Século XX até ao ano de 1990, quando a Reforma Agrária deixou de ter expressão em Portugal.
Por definição Reforma Agrária designa a reorganização do espaço rural através de uma intervenção governamental. Houve vários modelos de Reforma Agrária em toda a história e por diversos pontos do mundo. Desde a China de Mao Tse-Tung onde os proprietários eram expropriados e aniquilados até ao Movimento dos Sem Terra no Brasil.
Quem já leu a Utopia de Thomas More encontrará de certo a semelhança entre e sociedade utopica ai descrita com o objectivo da Reforma Agrária.
As experiências na história da humanidade não foram muito favoráveis a esta reorganização, havendo até baixas produções agrícolas nalguns casos tais como na China, invertendo-se depois o processo para aquilo que conhecemos hoje com a China a ser um país politicamente socialista mas economicamente capitalista.
No entanto, o meu interesse neste tema, vai no sentido de encontrar aqui testemunhos e comentários que descrevam como foi esse processo em Campo Maior. Como não vivi esses tempos aqui gostaria de ter as duas perspectivas: assalariados e proprietários, expropriados e expropriadores. Contem-me lá como foi!

1 comentário:

Anónimo disse...

tenho 41 anos e posso disser que os montes e terras nao estavam a badonados como estam agora ou na posse dos espanhois.