sexta-feira, 12 de março de 2010

Microcrédito - Uma Solução para o Desemprego

Muhammad Yunus é um economista do Bangladesh e foi-lhe atribuido não o Nobel da Economia mas sim o Prémio Nobel da Paz de 2006. O seu principal contributo foi a criação de um Banco especializado em conceder empréstimos a gente pobre. Pode ler-se na Wikipedia:

"Muhammad Yunus formou-se em Economia em Bangladesh, doutorou-se nos EUA e foi professor na Universidade de Dhaka. Em 1976, constatou as dificuldades de pessoas carentes em obter empréstimos na aldeia de Jobra, em um Bangladesh empobrecido e recém-separado do Paquistão. Por não poderem dar garantias, os bancos recusavam-lhes as pequenas quantias que permitiriam comprar materiais para trabalhar e vender, e os usurários taxavam os empréstimos com juros altos. Yunus acredita que todo ser humano possui instintos de sobrevivência e auto-preservação, uma prova disto são os milhões de pobres que existem no mundo, onde mesmo miseráveis, conseguem contornar ao máximo sua situação. Sendo assim, a forma mais efetiva de ajudar estas pessoas é incentivar o que elas já tem, seu instinto. Quando confere recursos para estas pessoas, por pouco que seja, consegue melhorar sua condição de vida utilizando-se do seu já senso de sobrevivência.
Muhammad Yunus criou então o Banco Grameen, que empresta sem garantias nem papéis, sendo, sobretudo, procurado por mulheres: elas são 97% dos 6,6 milhões de beneficiários. A taxa de recuperação é de 98,85%."

Por todo o mundo se reproduziu este modelo em algumas medidas governamentais, e em épocas de grande desemprego, como é esta que atravessamos, há programas que decalcam a receita de Yunus. Para quem está desempregado faço o apelo para que se informem nos Centros de Emprego onde podem solicitar este tipo de apoio. Há casos de sucesso em Portugal, onde pessoas desempregadas têm agora os seus próprios negócios!






2 comentários:

Anónimo disse...

Para recorrer ao microcrédito basta ir a www.microcredito.com.pt ou a bcp.pt

Abraço

Jack The Ripper disse...

Agradeço ao anónimo das 11:23 pela informação