segunda-feira, 22 de março de 2010

Cluster Eléctrico em Portugal

A energia é um factor determinante em qualquer economia. Não é só determinante pelo seu custo intríseco mas também pelo custo que induz aos outros bens e serviços de uma economia. Portugal tem sido sempre um país bastante dependente de fontes de energia do exterior. Uma economia que se alimenta maioritariamente de energia fóssil, tal como o petróleo, e de gás vindo da Argélia cria um grau de dependência bastante elevado.
No entanto, tem sido ideia deste governo alterar o estado das coisas neste campo. Assim está estabelecida como meta o ano de 2013 para que a utilização de energias renováveis ultrapasse a utilização de materias fósseis.
No entanto, não nos ficamos por aqui. Com a crescente investigação com vista à comercialização de um veículo movido a energia eléctrica Portugal assumiu uma posição de inovação o que permitirá a criação de um cluster neste campo. Há inclusivamente componentes dos veículos electricos a serem fabricados, exclusivamente, em Portugal porque se encontra aqui know-how suficiente para o fazer.São este tipo de ideias e de estratégias que podem alterar a face de uma economia. São este tipo de ideias que necessitamos!!

Sem comentários: