quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Orçamento Participativo - os dados estão lançados!

Leio no Jornal Campo Maior, o jornal do município, que a autarquia apresentará até final do primeiro trimestre o projecto do Orçamento Participativo.
É uma boa notícia para aqueles que acham que esta medida pode valorizar a gestão do nosso concelho. Segundo esta publicação serão criados foruns populares e assembleias, bem como haverá inquéritos e questionários à população. O gestor do projecto será Alexandre Florentino um dos assessores do Presidente Ricardo Pinheiro.
Endereçamos desde o Decampomaior os maiores desejos de sucesso para este projecto.
E agora a parte complicada...se a autarquia apresenta esta estrutura e cria as condições para que o orçamento participativo se concretize então "a bola" vai estar do lado de cá, isto é, dos "presidentes de bancada", dos bloggers, dos que faziam melhor.
Vamos libertar o "Presidente de Câmara" que todos temos dentro e participar...participar...participar!!! O Jack The Ripper para além de participar desde este cantinho também vai lá estar!

1 comentário:

siripipi alentejano disse...

Caro Jack The Ripper
Eu também aguardo com alguma expectativa as acções que vão ter lugar sobre o Orçamento Participativo. Nesses debates estarei na primeira fila e irei ser tão participativo como fui, antes da campanha e eleições, nas reuniões temáticas das Quintas Feiras, onde elucidei alguns aspectos legais e sugeri ideias para o programa eleitoral. Quanto ao Orçamento participatico conheço a sua génese e até algumas experiências feitas por outros Municípios, pessoalmente, pela minha experiência nessa matèria não sou apologista desses Orçamentos.
Se puder analisar o Orçamento como eu fiz, verificaria que o Presidente Ricardo Pinheiro na sua introdução aos Documentos Previsionais diz: "Sempre com a preocupação de plasmar nos documentos previsionais para 2010 os compromissos eleitorais assumidos e as propostas resultantes dos anseios da população np âmbito dos foruns realizados..."
Esta palavras já contêm algo de participação popular, foi o principio de um Orçamento Participativo, se o Presidente quiser dar resposta às propostas que o Povo lhe irá fazer, necessitará de largas dezenas de milhões de euros! onde irá buscar as receitas necessárias sem aumentar taxas, licenças e impostos indirectos, etc. As receitas provenientes da Lei das Finanças Locais não aumentam desde 2006.
Em Municipios como o nosso é pura miragem.
siripipi-alentejano