quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Misericórdia de Campo Maior

Li no Blog Campo Maior no seu melhor (http://campomaiorseumelhor.blogspot.com/) um post sobre a Misericórdia de Campo Maior que me deixou preocupado com a situação actual dessa Instituição. Diz nesse blog que a Mesa Administrativa já não tem legitimidade pois a maioria dos seus membros já se demitiram. Deixa também, este blog, a hipótese da provedor abandonar a instituição. Desde o Decampomaior faço votos que esta instituição encontre o caminho da sustentabilidade. É certo que esta instituição, historicamente, tem sempre gestões bastante herméticas o que leva a que a população dela se afaste, no entanto devemos ter em atenção que tem uma função muito importante pois no cuidado dos idosos é a única instituição que actualmente desenvolve alguma actividade. Não deveremos também esquecer o infantário.
Depois do projecto do Centro Geriatrico se ter transformado num "fantasma", mesmo sabendo que se alguma vez funcionar não será para todas as bolsas, ver a Santa Casa ameaçada causa preocupação. Será que alguém pode deitar alguma luz sobre o que se passa?

12 comentários:

Anónimo disse...

Luz não consigo dar-lhe, mas que já tinha ouvido falar de qql coisa sobre isso já.

De resto, ouvi a provedora dizer numa entrevista à rádio que já não se candidatava a outro mandato. E segundo também ouvi aqueles que tinham os pelouros do jardim de infancia e da rádio sairam por divergencias.

parace que nesse dia 13, amanhã, muita coisa vai ser decidida, ou melhor, fechada, vendida, alienada.........

Os bons gestores são assim

Anónimo disse...

É muito injusto fazer juizos de valor sem conhecer a realidade existente na instituição.
A actual mesa administrativa recebeu como é do conhecimento geral a instituição numa situação bastante deficitária e sem meios para a poder resolver.
Acontece, que tem existido alguns desentendimentos dentro do seio da mesa o que concerteza tem trazido há provedora algumas dificuldades acrescidas além dos problemas financeiros existentes.
Haverá concerteza nas próximas assembleias gerais a abordagem destes problemas que atormentam a instituição e terão que ser tomadas algumas decisões importantes para que se possa atacar com segurança os problemas e afrontar o futuro.
Não pertenço há mesa administrativa da Santa Casa sou apenas um irmão que está bastante preocupado com a actual situação.

Anónimo disse...

Bom dia.
É só para perguntar o que fez ao meu comentário sobre este assunto?
Nele falava das Ilhas que´há em Campo Maior..

Jack The Ripper disse...

Caro Anónimo das 9.39,

Estive a verificar e não há nenhum comentário por publicar. Penso que algum erro informático deve estar por trás disto.

Se tiver a amabilidade de o escrever de novo terei muito gosto em publicá-lo!

Anónimo disse...

Sr Ripper;
As minhas desculpas pela pergunta que fiz, sobre o que tinha feito ao comentário, sobre a Santa Casa da Misericórdia.
O meu comentário sobre o assunto está publicado no,"Campo Maior No Seu Melhor".-Lei,que é mais um contributo.

Anónimo disse...

Sr Anónimo das 20H30 de 12OV09;
1.-Li o seu comentário e fiquei a pensar no facto de considerar injusto, fazer juizos de valor, sobre factos, dos quais não se tem conhecimento!

2.-Em minha opinião, injusto é estar-se a passar o que se está passando, na SCM e ,os Campomaiorenses não saberem de nada.

3.-Diga-me se acha justo ter-se gasto o dinheiro que se gastou com a compra das garagens da Estrada Militar e das sumptuosas obras feitas para as instalações da
Rádio?

4.-Porque será que é tão dificil entrar nessa Irmandade? Porquê o secretismo que impera na "governação" dessa Instituição?

5.-SE a situação financeira era tão má, porque não pediram, atempadamente, uma auditoria geral?

6.-Talvez não conviesse, não é verdade? o Sr como irmão sabe qual é o Património actual da SCM?

7.-Tornem público tudo o que se tem passado e passa nessa Casa, porque as pessoas, que aí esperam que Deus os chame, merece mais do aquilo que estão recebendo.

8.-Há nuita gente que gostaria de ser útil à SCM, mas quem fez e está fazendo parte da Mesa, talvez não deseje dar a conhecer a realidade acerca do por aí se passa.

9.-Fico por aqui.-Já agora o que dcidiram na reunião d dia 13,pp.

Anónimo disse...

Caro anónimo de 15/11 22:14 não se está a passar nada de especial na SCM a não ser o que todos já ouviram comentar a SCM está com uma situação financeira grave herdada da anterior gestão e por esse motivo não consegue equilibrar as contas e fazer os investimentos necessários na àrea do Lar, Centro Dia e Infantário que tão necessários são para o bom funcionamento dos mesmos e como a lei o exige.
É necessário fazer um empréstimo com alguma grandeza, para saneamento das dividas e realizar os investimentos necessários.
É também do conhecimento geral que a actual situação financeira só foi possivel torná-la transparente após a auditoria mandada instaurar por esta Mesa Administrativa.
Todos os investimentos realizados na SCM que não tenham sido para os seus fins estatutários, estou em total desacordo com eles.
Se por ventura existem pessoas que queiram ser uteis a SCM concerteza que a instituição lhe ficará muita grata. Há muito que fazer.
Estive presente na ùltima A.Geral da instituição mas não seria muito correcto da minha parte estar aqui a relatar os acontecimentos. Posso dizer-lhe que a reunião foi proveitosa e que compete aos orgãos estatutários divolgar se o entender as decisões e os seus motivos.

Anónimo disse...

Caro Anónimo das 20H30 de 16NOV09:

1.Li o seu comentário com a atenção que a SCM me merece como Instituição Humanitária que é.

2.Acho estranho que diga não se estar a passar nada de anormal, quando membros da Mesa Adm. se dmitem das sua funções, por divergências com a Provedora.

3.Acho estranho que se conste que a Rádio vai ser vendida, bem como uma herdade e o Sr diga que está tudo bem.

4.Acha normal que os utentes e familiares, não saibam de nada acerca das dificuldades que diz, a SCM, está a passar?

5.O Sr., que esteve na reunião, bem outros teriam estado, podia fazer, na qualidade de como se identifica neste comentário, prestar um bom serviço à Comunidade Campomaiorense, dizendo mais do aquilo que diz e sabe...

6.Estou quase certo de que um comunicado da MA, nunca sairá cá para fora.

7.Abram a possibilidade de se consultarem os Estatutos, bem a possibilidade da entrada de novos e mais irmãos. Serão os actuais irmãos tão especiais que não admitem outros que sejam menos ou mais especiais do que eles?

8.Como é que as pessoas poderão ser úetis, se não podem ser irmaõs?

9.Conheço um Sr. que se ofereceu para inventariar todos os bens da SCM mas, tal não foi possivel, na anterior Gerência, embora fosse sem qualquer interesse económico.

10.Faço um apelo:-Divulguem um comunicado total esclarecendo os utentes ("coitadinhos"),as suas familias e a população.

Anónimo disse...

Lamento que não tenham publicado o meu post de ontem. Afinal parece que o blog não é de opinião pública!

Jack The Ripper disse...

Caro anónimo das 12:28,

Este blog estará sempre disponível para a publicação de comentários tenham eles as opiniões que tenham.

No entanto, não serão publicados comentários onde se atinge o bom nome de quem quer que seja.

Anónimo disse...

Caro anónimo de 17/11 quando comentei no dia 16/11, não tinha conhecimento dos pedidos de demissão de dois irmãos da mesa administrativa.
Apenas tomei conhecimento na A.Geral mas não foi comunicado nada sobre o assunto. Os dois irmãos não estiveram presentes.
Se havia algum diferendo com a srª. Provedora sobre as proposta a apresentar na A.G., deveriam estar presentes e apresentarem as suas ideias.
Não é da responsabilidade dos utentes ou familiares resolver a situação financeira da instituição mas sim aos seus orgãos sociais.
Os utentes têm o direito de serem tratados com toda a dignidade que qualquer ser humano merece e não atormentá-los com problemas.
A rádio não pode ser vendida. E quanto sei a Mesa Administrativa tentou parcearias com outras entidades a fim de viabilizar o projecto rádio e jornal o que ninguém aceitou.
Pergunto eu, será justo se desviem verbas do lar dos idosos para fazer face aos pejuizos avultados que a rádio e o jornal apresentam?
Em relação há possivel venda da herdade da grulha é um mal necessário, se o valor a receber for para investir no Lar, Infantário, Centro de Dia recuperação de imóveis e liquidar dividas existentes nos Bancos.
Actualmente os bens estão inventariados, estão também identificados os prédios que estão em estado de degradação.
Compete há Mesa Administrativa deliberar sobre a admissão de irmãos depois de analisadas as propostas de acordo com os Estatutos.
Vamos ter fé e aguardar com serenidade que os orgãos sociais da SCMCM encontrem as melhores soluções para a resolução dos problemas da instituição, porque os idosos da nossa terra bem merecem.

Anónimo disse...

lol eheh ahahah

é só rir

lamento dizer vos que os numeros são aquilo que queremos que eles sejam......

e qd se trata de guito oh oh que grandes derrapagens

essa Mesa quer é mandar areia pros olhos do pessoal

e dizer que aquela valencia tem este prejuizo, a outra tem outro, etc etc etc

entao se todas dão prejuízo o k é k esta mesa tem lá estado a fazer há dois anos?

mentiras é só mentiras

para esta mesa só se trata dos velhinhos e das crianças (especialmente daquelas em que os pais recebem mais)

porque o resto é para acabar

centro comunitário de ouguela? os ouguelenses k se lixem

rádio? para que nos (scmcm) serve?

jornal? para que o queremos (scmcm)?

Oficina móvel? é mais o prejuizo que aquilo que ganhámos

e o rol continuava, mas nao me apetece mais

guito é k esta gente ker e ter trabalho, ser inovador isso é para outros

k se lixem