segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Falemos então de Ambiente, Sérgio Bicho!

A novidade do fim-de-semana foi a chuva. A chuva que parecia, que nada queria com Campo Maior, marcou presença embora de forma muito tímida. Espero que seja um começo e o resto de Outono e Inverno sejam em mais abundância de água, que é de extrema necessidade para os nossos campos e barragens!

Leio também no "Região em Notícias de Campo Maior" a definição do executivo Campomaiorense bem como a atribuição das diversas responsabilidades. A pasta do Ambiente ficou atribuída a Sérgio Bicho.

Juntando os dois temas penso que já é hora de se fazer algumas acções de sensibilização para o consumo responsável da água. Os anteriores responsáveis por estas áreas pouco ou nada fizeram...quer dizer, o pouco que fizeram foi colocar a gestão deste recurso tão importante nas mãos do privados.

Para além de acções de sensibilização era muito bom que se fizesse algum protocolo com alguma empresa fornecedora de "Redutores de Caudal" para instalação nas torneiras, de modo a toda a população poder instalar estes acessórios. Iriamos notar no consumo e na carteira pois os ganhos são visíveis!


Este tema é a nossa proposta para iniciar a semana e vai directamente para o Vereador Sérgio Bicho, a quem aproveitamos para desejar boa sorte no desempenho das suas funções!

10 comentários:

Maria disse...

Devia começar pela formação das pessoas que tratam do jardim. Há dias, uma das funcionárias lavava o pavimento debaixo do pinheiro com uma vassoura e com o recurso a uma mangueira de onde jorrava abundante água. Era tão forte o jorro que se formou um lago no início da calçada da parte central.
Já agora, o que pensar da frequência com que o lago dos cisnes é despejado e cheio com água potável?

Anónimo disse...

olá Jack.
Quem posta não pode, ou não deve, abordar temas que não domina, corre o risco de dizer asneiras e revelar ignorância.
A gestão da àgua está entregue à empresa Aguas do Norte Alentejano, cujo capital social è de 51% da empresa Àguas de Portugal e 49% dos 15 municipios do norte alentejano, esta sociedade foi imposta pelo governo na VIII legislatura.
Não fale do que não sabe.
a Maria também està mal informada, o lago não è esvaziado, è sim aspirado, ficando a àgua livre de dejectos.

Anónimo disse...

Sr Ripper:
Anónimo disse:
1.-O assunto da água, dava pano para mangas, como se diz na nossa terra...
2.-Já reparou que, com a privatização da água,o seu fornecimento passou a ter um fim único - o LUCRO.

3.-A Barragem do Caia, está a menos de 1/3, da sua capacidade. Já notou que a Aqualia tivesse feito algumas recomendações aos consumidores, no sentido de evitar desperdícios?-Claro que não. À Empresa, só interessa ganhar mais, no menor tempo possivel e, isso consegue-se, não alertando para o facto de podermos vir a ser privados de um bem, sem o qual não podemos passar.

4.-Penso que os Campomaiorenses, deveriam ter tomado uma atitude, quando a água foi dada aos privados, já que os políticos de então nada fizeram para o evitar, aliás,foram eles que a deram, a troco de nada, em beneficio de nós, que passamos a pagar mais do que o dobro, do que então pagávamos.

5.-Já agora e, porque abordou o assunto da água, veja se consegue saber se a Aqualia já pagou,à Câmara, os materiais que ficaram em Armazém e que eles teriam de pagar-lhe

Cumps

Jack The Ripper disse...

Caro Anónimo,

Quem posta pode e deve mostrar ignorância sobre determinado assunto sempre e quando poste na tentativa de ver esclarecer as suas dúvidas.
Se o anónimo esclarece que a água do lago é aspirada e se a água está entregue às Águas do Norte Alentejano então sejam bem vindos os seus esclarecimentos.
No entanto, devo discordar do último esclarecimento. Existe uma empresa chamada Aqualia que gere e distribui a água que todos os dias chega a nossas casas. No link que deixo em baixo pode ler-se claramente que " a autarquia de Campo Maior, que abriu as portas aos investidores privados".
De qualquer forma se ler bem o teor do post há-de reparar que o principal intuito é fazer uma proposta para reduzir o consumo de água já que os tempos são de seca.
Era por ai que os comentários deveriam vir e não para a concessão da água aos privados.
Acho que o anónimo não tem motivos para se sentir ofendido nem para responder com tanta agressividade. Agradeço o seu comentário mas digo-lhe que tem agora dois caminhos. Ou posta positivamente e agradecerei os seus comentários ou então simplesmente não poste.

Quero acreditar que o anónimo postará positivamente pelo que até lhe agradeço, em antecipação, os futuros comentários que escreverá.


Se vir em http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=5419 podemos ler que:

A espanhola Aqualia é a vencedora do concurso público internacional, lançado pela autarquia de Campo Maior, que abriu as portas aos investidores privados para a concessão da exploração e gestão dos sistemas de distribuição de água para consumo público e de recolha de efluentes do município, soube o AmbienteOnline.

Anónimo disse...

Snr Ripper;
1.Não estou ofendido.
2.Não sei se me responde só a mim ou, se engloba mis alguém.
3.Reli o meu comentário e não vi, de forma alguma, onde esteja a agressividade de que fala.
4.Diga-me onde está a negatividade do meu comentário?
5.Parece que não gostou de lêr que as Empresas privadas, só vêm os lucros, descorando , por vezse, a qualidade do serviço que prestam?
6.Já viu algum privado que trabalho para aquecer?
7.Se não leva a mal, permita-me, respeitosamente, uma pergunta:
-Trabalha para essa Empresa?
-Eu não a ataquei en nada, nem a si.
8.Se não publicar os meus comentários, pensa que lhe vou pedir que o faça?
9.Penso que tem muito que aprender a saber ouvir e ouvir as opiniões dos outros, msmo que não se coadunem com as suas.
10.Só perguntava se já viu a Aqualia, dizer aos consumidores para evitarem consumos desnecessários-era essa a sua intenção.Se falei noutros caos é porque acho oportuno que as pessoas saibam mais do que aquilo que o Snr lhes quer dizer.
cumps

Jack The Ripper disse...

Caro anónimo das 22:40,

Obviamente que a minha resposta não foi para si mas sim para um post de outro anónimo das 16:47.

Duas lições devemos tirar
1- Leiam todos os post's
2- Arranjem uma assinatura que os distinga como a Maria

Anónimo disse...

Sr Ripper;
Um comentário pode sempre ser identificado pela hora em que é publicado e, o Sn não o fez.
Cumps

Maria disse...

Anónimo de 16 de Novembro das 16:47:

Uma coisa é a aspiração que é feita ao fundo do lago e outra a renovação da água.
Ora, a verdade é que já vi o lago a ser despejado , esfregados o fundo e as paredes e cheio de novo. O que fazem à água quando despejam o tanque, sabe informar-me?

Manuela disse...

Já agora pedia um esclarecimento ao sr. anónimo das 16:47

Quando eles aspiram a água e o lago fica vazio, onde é que eles guardam aquela água toda?

siripipi alentejano disse...

Durante a discussão da entrega da água e da abertura do concurso, o signatário como Deputado Municipal integrando o MICM, tal como o representante da CDU, votamos contra essa atrocidade, manifestando o nosso desagrado quer na declaração de voto, quer através de comunicado. A CDU procedeu de igual forma.
As dívidas existem e quanto sei ainda não foram saldadas, um dos problemas que tive com o então Presidente da Assembleia Municipal na última reunião do anterior mandato, foi precisamente essas dívidas e as oras do Jardim.
siripipi-alentejano