domingo, 1 de novembro de 2009

Business as Usual!!

João Duque, economista e recentemente eleito presidente do Instituto Superior de Economia e Gestão, tem utilizado esta expressão para definir o ambiente actual da economia internacional. Com esta expressão, Business as usual, pretende afirmar que a economia retoma o seu habitual registo "o negócio acima de tudo" e que afinal os agentes não aprenderam que o negócio sem supervisão pode levar a profundas crises. Poderemos discutir, mais tarde, a expressão aplicada neste contexto. No entanto, gostaria de a aplicar a um outro.
Gostaria de chamar a atenção aos empresários e comerciantes de Campo Maior para a inovação e espírito de iniciativa. E para que não haja a desculpa da falta de meios deixava aqui uma proposta.
A criação de uma equipa multidisciplinar, que sob a supervisão da Autarquia auxiliasse os nossos comerciantes e pequenos empresários. Essa equipa seria constituida por recem-licenciados, à procura da sua primeira experìência profissional.
Indivíduos do Marketing que criassem promoções, decorassem as montras e criassem campanhas de publicidade em Espanha; Informáticos que desenvolveriam um site comum onde se promoviam os produtos dos comerciantes de Campo Maior; Advogados que prestariam pequenos apoios jurídicos; Designers que criassem "flyers" de promoção das lojas, etc.
Com esta medida estariamos a tocar em três pontos fundamentais: 1- Criação de emprego, 2- Revitalização do comércio local, 3- fixação em Campo Maior de jovens com formação superior.
É necessário dar essa oportunidade aos jovens ao mesmo tempo que os comerciantes beneficiam de inovação e de técnicas que isoladamente não teriam acesso. Em resumo o que é preciso é fazer negócio...Business as Usual!!

3 comentários:

carlos disse...

Ora aqui está um post com substrato e que pode dar muito de si!
Esta é uma ideia que, se bem recordo, já foi por si levantada há anos, em tempos dos outros blogs.
Vamos ver se agora se pega nela e com a ajuda de todos a implementamos e a melhoramos.
Campo Maior bem precisa!

Anónimo disse...

Por diversas vezes me tenho insurgido, pelo facto de haver muita gente com opiniões, mas só nos blogues. Campo Maior precisa de se desenvolver, mas não pode ser a Camara a fazer tudo. Você apresenta uma proposta às 2h50 do dia 1/11, quantas respostas tem neste momento(dia 2/11 às 19H50), apenas uma. A sua proposta não é louca, poderá até ter viabilidade, baseada e desenvolvida trabalho sério. Mas eles preferem os blogs que nada constroem e só queriam desanimo a quem queira apresentar ideias como você fez.

Jack The Ripper disse...

Caro Anónimo,

Levanta uma questão interessante que hei-de voltar a ela num próximo comentário.

Por agora deixe-me manter a esperança e dizer água mole em pedra dura...