quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Das notícias que vão chegando

Confinada às notícias que me chegam de Campo Maior através dos blogs da terra, ponho-me a analisar o conteúdo e a qualidade dos textos que vão sendo produzidos, quer através dos posts , quer dos comentários que os leitores vão fazendo a esses textos.
Uma coisa ressalta imediatamente: a falta de capacidade de análise crítica dos problemas revelada pelos apoiantes de uma das maiores facções em concorrência às próximas eleições autárquicas. A impossibilidade de analisar criticamente situações, problemas e propostas de solução é, por vezes, surpreendente. O problema é tão grave, diria mesmo degradante que, a totalidade dos blogues introduziu a moderação de comentários para evitar a exibição de mensagens tão impróprias pela forma, como chocantes pelo conteúdo. Mesmo assim, ainda é bem visível que há uma tendência para o achincalhamento e a ofensa por parte de alguns comentadores que se identificam claramente com determinadas opções.
Vem isto a propósito da discussão à volta do eterno problema local do Mártir Santo. Enquanto uns clamam pela necessidade de resolver o problema que consideram socialmente muito importante, os outros, sem contraporem argumentos racionais de grande validade, limitam-se a atitude defensiva de tentar dissolver a responsabilidade política e escamotearem as culpas por até agora não ter havido qualquer solução por parte da autarquia. (Veja-se a discussão que se desenrolou à volta deste tema no "Ó mê belo Campo Maiore", no dia 25 de Agosto). Há aqui, nitidamente, um grande desequilíbrio entre as grandes obras que são propagandeadas e a falta de solução de problemas reais que são sistematicamente ignorados.
Felizmente, em contraponto, aparece cada vez mais gente a escrever bem e a bem pensar, sem que esteja a incluir neste juízo a avaliação das opções dos seus autores. É nestas mensagens que vou recolhendo informação.
Não há dúvida de que Campo Maior ficou muito marcada na minha memória pelas vivências que lá tive.

2 comentários:

GARCIA GORDO disse...

OLÁ gostei muito do seu comentário é uma realidade de campo maior, tenho muitos amigos que estão ao meu lado para que todos em conjunto possamos resolver este vergonhoso problema do MARTIR SANTO e não só, porque há mais problemas têm que ser resolvidos, foi por esse motivo que me candidatei há junta da expectação pelo BE. porque esta zona das muralhas do castelo pertencem há expectação lutarei com todas as minhas forças para que este problema se resolva como tambem toda a parte histórica, como sabem está tudo ao abandono, deste que este presidente a sumiu o destino da câmara, a minha politica é resolver estes problemas depois as festas do povo, é como aquele sr veste um fato novo sem tomar banho, é triste,,, um abraço amigo

Serafim disse...

Deliciado com o seu texto não resisto à tentação de a vir cumprimentar pela clareza das ideias e pela bela análise critica que faz das coisas que por aqui vão acontecendo.
Pena é que a distância a vá afastando cada vez mais dos nossos problemas. Vamos sentir falta das suas crónicas da vida local desta terra que onde não abundam posições inteligentes, desassombradas e esclarecidas como as que tem tomado.
Não faz ideia de quanto me deliciou ter assistido ao desvendar dos seus heterónimos. Como certas criaturas terão ficado de cara à banda...
Enquanto tiver vontade vá escrevendo para nós e sobre nós, embora eu esteja convencido de que não irá poder vencer este afastamento por muito tempo.
Agrada-me que um novo coloaborador, o Jack, tenha surgido. Não poderia ser ele a dar continuidade a este projecto? É apenas uma ideia que não sei até que ponto será exequível.