segunda-feira, 17 de agosto de 2009

De um comentário recebido

Recebemos como comentário no post anterior o texto que se segue:

"Permitam que chame a vossa atenção para a maneira escandalosa como a Rádio Campo Maior está a beneficiar a campanha do movimento encabeçado pelo actual presidente da Câmara, sr. João Burrica. Francamente, esperava-se uma maior isenção de uma rádio que constantemente apregoa estar ao serviço de todos nós. Vejam o que se passa no que transmitem e no que publicam no seu site.É com grande mágoa que me vejo obrigado a denunciar esta situação."

Fomos de imediato ao site da RCM para constatar até que ponto havia fundamento para a denúncia. Porque, à partida, estavamos bastante incrédulos sobre o que o texto dizia, pusemo-nos a analisar em pormenor tudo o que se referia à pré-campanha eleitoral em curso. Ficámos bastante impressionados com o desequilíbrio manifesto do tratamento dado às diversas candidaturas.
Confessamos que esta situação nos surpreendeu e desiludiu pois nunca tinhamos encontrado motivos para suspeitar de qualquer parcialidade por parte deste meio de comunicação. Mas ele é evidente neste site. Logo na abertura da página a única candidatura que aparece em destaque é a de João Burrica em foto de grupo, ladeado pelo símbolo do seu movimento. Nas notícias sobre a entrega das candidaturas no Tribunal de Elvas, enquanto Pedro Nabeiro é contemplado com apenas audição de duas frases suas, Ricardo Pinheiro e Paula Campos, com a audição de três frases curtas cada um, Burrica é contemplado com foto de destaque, quatro longas intervenções, símbolo do movimento e notícia.
Isto é apenas um pormenor que permite dizer com objectividade que não há tratamento de isenção aos partidos e movimentos que se apresentam às Autárquicas 2009, por parte da Rádio Campo Maior.
Lamentamos profundamente ter de constatar esta situação.

2 comentários:

Gavião disse...

Mais uma vez voltamos a avisar de que não prescindimos do nosso direito de recusar comentários que não transportem qualquer ideia útil para a discussão dos temas e, usando termos impróprios, tentam atacar ou ofender certas pessoas.
Se nós próprios usamos o anonimato, não vamos permitir que aqui sejam enunciados os nomes de pessoas que nada têm a ver com os autores deste blogue. Por isso, orientem a vossa raiva e a vossa mania de perseguição noutro sentido. Nós discutimos temas, assuntos e ideias e procuramos fazê-lo com a elegância que nos é possível. No fundo, procuramos tanto quanto possível divertir-nos no meio da monotonia, da sonolência e da apatia em que esta terra caíu. Não estamos envolvidos em disputas partidárias. Somos jovens e gostamos da vida.
De resto, falta dizermos: deixem-nos em paz, vão roer as vossas mágoas e despeitos para outro lado.
Façam-nos o favor de desistir porque por aqui não vão conseguir fazer vingar as vossas raivas e ódios seja contra quem for.

siripipi alentejano disse...

Durante muitos anos fiz jornalismo e rádio, quer em Africa quer em Portugal,a nível Regional e Nacional. A Comunicação deveria praticar uma informação isenta e dentro dos mais elementares princípios éticos. Há um código deontológico que todos os comunicadores devem exercer.
No domínio eleitoral muitas vezes não sucede, pois há outros valores que se levantam, nestes casos poderã haver algum servilismo já que estes Orgãos Locais de Comunicação vivem dependentes de subsídios e infelizmente isto poderá influenciar essa informação. Espero que isso não venha a suceder, dou-lhes os benefícios da dúvida, mas como mais velho e com mais experiência, deixo-lhes um repto, informem com isenção e sem preconceitos.
siripipi-alentejano