sexta-feira, 19 de junho de 2009

Que frase é esta?

Alguns Homens nascem grandes.
Outros conseguem sê-lo pelos seus feitos.
(Frase inscrita na base do monumento aos bombeiros voluntários de Campo Maior.)
.

De tão estranha, esta frase que não faço ideia quem a concebeu, deixou-me a pensar por a não entender, nem conseguir atinar com o seu significado.
Eu a julgar que os homens nascem todos pequenos – os prematuros em tamanho algo reduzido por não terem cumprido todo o tempo de incubação na materna barriga que os gerou e acolheu – e que depois, ao longo da vida, vão todos crescendo em tamanho, embora de forma desigual, pois uns se tornam maiores, dependo isso da natureza e das condições que têm para crescer.
Também pensava que ao nascer todos eram iguais porque, em doutrina que Cristo pregou em nome de seu divino Pai, todos são igualmente filhos de Deus. A vida, na diversidade das suas circunstâncias, os vai tornando diferentes, contrariando os desígnios do Criador.
Embora alguns nasçam mais dotados de capacidades, encontram diante de si tais dificuldades que, por mais que pudessem e quisessem, não tiveram condições para se engrandecer. Outros de menos valia e que menos podiam, porque bem ajudados, chegam a grandezas acima do que lhes seria natural.
Tantas são as diferenças que separam os homens e tão injustas as consequências que daí resultam que uma revolução proclamou o que acabou escrito e consagrado na Declaração Universal dos Direitos do Homem: “Todos os homens nascem iguais e permanecem iguais perante a Lei”.
Mas há os excepcionais que, por fugirem à regra, uns e outros por conseguirem fintar o destino, conseguem pelos seus feitos engrandecerem-se. Mas não é essa a regra normal das coisas. Não há muita justiça neste mundo no que respeita à grandeza dos homens. Assim, uns podem parecer aquilo que não tinham competência para ser. Já outros acabam por tornar-se muito menos do que aquilo para que tinha capacidade ao nascer.
Por todas estas razões, considero completamente falhada e destituída de sentido esta frase inscrita num monumento para enaltecer os feitos dos homens.

10 comentários:

Manuel Vaz disse...

Ora bem... Eu até já me estava a convencer de que não tinha os alqueires certos no que respeita a descernimento. De facto não atinava com essa de que há homens que nascem grandes. Porque a maioria dos que são considerados depois grandes não passam de gajos que nasceram com o rabinho voltado para a Lua e deitadinhos em bercinho de ouro. E, outros que se dizem ou consideram grandes pelos feitos são afinal uns "grandes filhos da mãe" que subiram pisando tudo o que lhes apareceu pela frente, sem olhar nem a meios, nem a compromissos, nem a sentimentos.
Grande parte dos que sobem rapidamente fazem-no na base de, para eles terem sucesso, têm de desgraçar uma quantidade de gente que teve a má sorte de confiara neles.
Os verdadeiros grandes homens são tão humildes que a gente quase nem dá por eles. São as obras destes que fazem progredir o mundo.

Anónimo disse...

100% de acordo. Também já tinha pensado nisso, mas qual é o homem que nasce grande? Se bem calhar a ideia deve ter sido a seguinte: "Uns nascem em berço de ouro e outro não".

António Nogueira disse...

Não há dúvida de que a frase é um bocado discutível. Isto para não dizer que me parece destituída de sentido. Ou seja, é assim uma espécie de coisa para provocar um grande efeito na maralha que nem pensa no que lê ou que lhe dizem. Os homens medem-se não apenas pelos seus feitos mas também pelos meios que usaram para os realizarem e pelas consequências que esses feitos tiveram para os outros. Um "grande homem" que para se distinguir tramou muita gente não é para mim senão um tipo que conseguiu dar nas vistas e ser muito notado.
Mas há tantos grandes homens que morreram completamente ignorados. Como, por exemplo, o meu saudoso pai que, com tantos sacrifícios criou os seus quatro filhos sem nunca vigarizar nem tramar ninguém. Em contrapartida há patífes que fizeram tanta sacanice para subir e que por mais importantões que sejam, eu considero que não valem mesmo nada. Valem tão pouco como o raio desta frase que não tem ponta por onde se lhe pegue.

Um que os conhece de gingera disse...

Quem disse isto estava a pôr-se em bicos dos pés a ver se fica no retrato. Ou como se diz cá pelo Alentejo está a fazer-se burro para apanhar cevada. Se calhar pensa que basta fazer muitas coisas para ganhar tamanho. Então e qualidade do que fez não conta?
E as patifarias que foi deixando pelo caminho não são levadas em consideração?
Quer-me cá parecer que anda por aí alguém a plantar estátuas para ver se depois colhe também uma para si. Olha que estas contas na maioria das vezes costumam sair furadas. O tempo acaba por fazer vir ao de cima a verdade.

Anónimo disse...

Vou aqui dexar um recado para quem fez a frase.
Escusas de te fazer ao piso que não levas nada. Tudo o que fazes vai ser pesado numa balança. Num lado o que fizeste com boa intenção. No outro todas as maroteiras e safadezas que fizeste.
As estátuas fazem-se com tempo mas num instante se detam abaxo.
O futuro vai julgar-te como mereces. Podes estar certo disso.

Zeferino disse...

Muito bem! O blogue devia por mérito chamar-se "De Campo Maior Inteligente". Dá gozo ler os posts e os comentários. Nunca um blogue campomaiorense tinha atingido tanta qualidade.
Parabéns e façam o favor de continuar.

Paulo Campos disse...

Passei para comentar e acabei por achar que outros já disseram o que eu queria dizer.
Deixo apenas o meu apreço pela qualidade do que está a ser aqui feito.
Por um Campo Maior, maior.

Maria Antónia disse...

Mas que bem. De repente Campo maior pôs-se a pensar. e que bem pensam os que aqui aparaecem a escrever e a comentar.

Joel Moriano disse...

Passei por aqui e li estes comentários... Acho que não estão a perceber bem o sentido da frase, ou pelo menos o sentido com que eu a interpreto. Do meu ponto de vista esta estátua de homenagem aos bombeiros voluntários pode ter muitos defeitos ( em termos estéticos, de localização, etc.) mas nesses defeitos nao entra esta frase. Quando dizem que alguns homens nascem grandes sim quer dizer que alguns nascem com mais possibilidades que outros, em berço de ouro, mas quando estão a falar da outra frase já esta a extrapolar um pouco as coisas. Isto é um monumento de homenagem aos bombeiros voluntários, não vamos passar tudo o que se faz para a politica, a segunda frase quer dizer que estes Homens, que são os bombeiros voluntários, são grandes pelos seus feitos, pelas vidas que ajudam a salvar, pelos incêndios que ajudam a apagar. Não vamos levar tudo para o mesmo sentido, tentemos ser um pouco sérios. Têm que adequar a frase ao contexto onde se insere.


P.S.: Não pensem que estou aqui para defender a Câmara ou os seus actos simplesmente tento ser coerente nas minhas opiniões. E quem me conhece sabe que eu em termos políticos não apoio a força política presente na Câmara nem o seu principal adversário...

Cumps

Pedro Santos disse...

Acho que o Joel Moriano cometeu aqui o erro de empurrar o sentido dos comentários para o campo das intenções políticas. Porque, na verdade, a maior parte dos comentários feitos, tal como eu os entendi, pretenderam precisamente desmontar a intenção política que presidiu à construção do monumento, nesta altura, neste local e com este objectivo. Só quem anda muito distraído não percebe esta marosca.
Quanto à frase, parece-me importante revelar como é tola no conteúdo e na afirmação.
Os bombeiros não são importantes por serem grandes, mas porque são homens que abraçam uma missão que é colocar-se ao serviço dos outros. Missão nobre que implica riscos, pressupõe coragem e determinação. Mas, são homens e não super-homens e aí reside a sua verdadeira grandeza.