quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Do dia de Stª Eulália de Barcelona

Nasceu na Hispânia, província do Império Romano, no final do século IV. O imperador Maximiliano encetara uma cruel perseguição contra o povo cristão.
Na sua ardente fé, sendo ainda uma jovem de 14 anos, Eulália quis oferecer a Deus o sacrifício da sua vida. Provocou o conflito aberto com as autoridades romanas. Presa e torturada, morreu na fogueira no ano de 304.
A veneração de Stª Eulália foi muito difundida na Espanha e na França, ao longo da Idade Média. Tornou-se uma das mártires santas mais veneradas no Ocidente Peninsular, como se constata pelo número de povoações que adoptaram o seu nome.
.
Pensamento do dia:
"Podes enganar algumas pessoas o tempo todo e todas as pessoas durante algum tempo. Mas não consegues enganar todas as pessoas o tempo todo".
(Abraham Lincoln)
.
Comentário:
Esta frase que muitos citam mas poucos saberão que a sua autoria foi de um homem que, tal como a santa do dia, foi mártir de um ideal não religioso, mas político.
Faz hoje precisamente 200 anos que nasceu este grande homem, de origens muito humildes, filho de uma família de colonos que cultivavam a terra. Subiu a pulso na vida, mas nunca esqueceu nem renegou o tempo em que, esforçadamente, trabalhava a terra. Mesmo quando já tinha chegado ao topo da sua carreira, tornando-se presidente dos Estados Unidos da América, invocava frequentemente a origem modesta que tivera.
A abolição da escravatura colocou em risco a unidade da nação americana e provocou a terrível Guerra da Secessão que pôs em confronto os estados abolicionistas do Norte contra os estados esclavagistas do Sul. Com pulso firme, Lincoln ganhou a guerra, mas a vitória custou-lhe a vida: um fanático sulista assassinou-o a 14 de Abril de 1865, quando assistia a uma peça de teatro em Washington.
Comentado o autor, nada há a comentar sobre a sua frase, tão clara e tão prenhe de sentido. E, contudo, tantos são os que, constantemente, esquecem a indiscutível verdade que ela encerra.

Sem comentários: