quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Do dia de S. Vicente

São Vicente de Fora, representado no painel do Infante, do políptico de Nuno Gonçalves, obra maior da pintura antiga portuguesa.


Padroeiro da cidade de Lisboa, diácono e mártir do cristianismo, a sua festa celebra-se no dia 22 de Janeiro de cada ano da nossa era.
.
O relato da sua paixão ainda hoje suscita admiração universal.
.
Padroeiro dos vinhateiros.
.
Nasceu no seio de família nobre e cristã.
.
Foi perseguido e martirizado no tempo dos dois imperadores reinantes, Diocleciano e Maximiano que se aferraram na determinação de exterminar do mundo inteiro a religião cristã.
.
Pensamento do dia:
"De nada serve ao homem queixar-se dos tempos em que vive. A única coisa boa que pode fazer-se é tentar melhorá-los".
(Thomas Carlyle)
.
Comentário:
Tal como não deve queixar-se dos tempos em que vive, também de nada serve ao homem queixar-se da terra onde lhe coube viver. E o melhor que pode fazer, sendo pessoa de carácter, é lutar para que se criem as condições e as acções que a possam tornar melhor.
.
Os homens e as mulheres dividem-se em três categorias essenciais:
- A dos prepotentes que procuram por todos os meios imporem a sua vontade para atingirem os seus interesses, ainda que para isso tenham de prejudicar seja quem for;
- A dos submissos que tudo suportam para não terem de arriscar e de suportar o esforço da luta pelo que de justiça lhes é devido e que deviam poder usufruir;
- A dos que não se submetem e lutam contra os poderosos para restabelecerem a Ordem e a Justiça, sujeitando-se a todos os perigos e suportando todos os sacrifícios, até conseguirem que justiça seja feita e restituída a paz e o bem estar no tempo e no lugar que lhes coube viver.

Sem comentários: