quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Da capela de S. Pedro

A capela de S. Pedro foi há pouco tempo recuperada e o espaço à sua volta ajardinado.
Segundo me informaram, as obras foram feitas com a ajuda financeira da União Europeia.
Todos os campomaiorenses se lembram de como estava aquele espaço: a ermida era uma ruína, à volta havia pocilgas e o terreno tinha o aspecto que é próprio das terras que não são trabalhadas.
Por isso, louva-se a iniciativa da autarquia de recuperar este espaço. O jardim também está muito bonito, mas está reservado o acesso porque rodeado por um muro e só se pode lá entrar quando o portão está aberto.
A capela foi consagrada numa festa que se realizou este ano no dia de S. Pedro.
Depois disso, apareceram na vila uns papéis a informar do horário em que o jardim estava aberto ao público e também do horário em que se podia visitar a capela.
Cheio de curiosidade para ver a capela e poder gozar de um passeio no jardim, resolvi deslocar-me até S. Pedro. Como todos os campomaiorenses sabem, fica mesmo no extremo da vila. De carro é um pulo, mas a pé ainda se demora algum tempo.
Já lá fui mais de uma vez e sempre com o mesmo resultado: tanto o jardim como a capela estavam fechados. A fotografia com que abro este artigo foi tirada através da grades do portão.
É altura de perguntar: para que foi feito todo aquele investimento se é para estar fechado? A Câmara Municipal não terá pessoal que possa deslocar para vigiar o jardim e a capela de S. Pedro?
Esclareço que concordo com o investimento, mas não posso admitir que ele não sirva para que as pessoas de Campo Maior ou os visitantes o possam utilizar.

3 comentários:

Três horas da manhã disse...

Concordo consigo em tudo, tirando o pormenor do carro, andar a pé faz bem! Em Campo Maior está tudo tão perto, é um pulo!

É de lamentar que este local esteja encerrado, pois depois do arranjo do mesmo ficou um local muito agradável.
É de louvar a iniciativa da Câmara neste caso, ainda para mais o financiamento da obra e da sua manutenção foi muito bem conseguido. Seria um bom exemplo fazer o mesmo à Capela que se encontra no sitio do Martir Santo!...

Existe por aí outra polémica, não sei se ouviram falar que o Sr. Cónego não quer que sejam celebrados lá casamentos, ora sendo um local tão bonito é natural que muitos noivos queiram casar por lá, ainda para mais pq até podem tirar por ali as tradicionais fotos! Quanto às razões que o levam a tomar essa posição nada sei.

Espero que este local esteja mais permanentemente aberto ao público, com um horário decente, mas que também se tenha o cuidado de se preservar o mesmo.

Cumprimentos

Elvascidade disse...

É JÁ AMANHÃ . . .

www.cidadelvas.blogspot.com

Anónimo disse...

É das poucas obras em relação ao património que o actual presidente está de parabéns. Devia era estar aberto ao público, para se poder disfrutar deste lindo lugar.