sábado, 23 de agosto de 2008

Da "política ambiental"

Várias vezes tentei perceber qual é a política ambiental no concelho de Campo Maior. Mas, perante os factos que vou enumerar, fico na dúvida se existe, de facto, alguma ideia dos responsáveis autárquicos sobre este tema. Limito-me hoje a analisar o que se passa com a recolha do lixo.
No que respeita à recolha selectiva dos lixos para reciclagem, esta deixa muito a desejar. Os contentores rapidamente se enchem e, depois, assiste-se à deposição, no chão, de sacos de lixos separados, dando um péssimo aspecto aos locais da vila onde estão esses contentores. Por uma consulta ao site da Valnor, foi possível verificar que a quantidade deste lixo recolhido, diminuiu de 2007 para 2008. Este facto só pode ter uma das seguintes justificações:
a) Houve quebra na produção dos lixos separáveis;
b) Houve redução da sua separação pela população e, neste caso, o lixo que pode ser separado, foi colocado nos contentores destinados ao lixo indiferenciado;
c) Os serviços de recolha não consideraram a condição de lixos recicláveis os sacos fora dos ecopontos e depositaram-nos no lixo comum.
No site da Valnor, pode ainda verificar-se que vários municípios já têm pontos de recolha de óleos alimentares usados. Sabendo-se que estes óleos são dos produtos que mais poluição provocam nos cursos de água, seria importante sensibilizar a população para não os deitar nos esgotos. No entanto, se algum munícipe campomaiorense o quiser fazer, terá de se deslocar a Elvas, ao Mercado Municipal ou à Estação de Transferência. Curiosamente, há alguns municípios, como Nisa e Monforte, que têm pontos de recolha, não apenas na sede do concelho, mas em várias das suas freguesias.
Quando teremos a possibilidade de dispor de igual situação em Campo Maior?

1 comentário:

Três horas da manhã disse...

É com muito gosto que leio o seu post, de facto, tinha em mente escrever algo sobre o assunto.

Basta olhar para os pelouros dos vereadores, para perceber a importância que é dada determinados temas.

TODOS OS DIAS quando passo ao lado dos Ecopontos, estes encontram-se cheios!!! Num trabalho que fiz recentemente tive oportunidade de referir isso. Além isso, os Ecopontos deveriam ser alvo de limpeza, alguns encontram-se com um aspecto muito desagradável.

Os oleões encontram-se já em algumas localidades, sendo que alguns Municípios aproveitam para ter veículos na sua frota a biodiesel, através do aproveitamento desse mesmo óleo.

A nossa Câmara não faz nunca "Benchmarking" (copiar os bons exemplos, bastava ver as noticias...devem preferir as novelas), porque ao que parece têm vistas curtas!

Quanto à sua pergunta, acho que só teremos oleões o dia em que houver uma mudança...

Cumprimentos!