sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Para refletir…

São já este domingo as eleições legislativas, das quais dizem alguns, ser as mais importantes do Portugal recente. Por isso, vai hoje, o Decampomaior dedicar-se à reflexão que deve ser sábado, mas é aqui antecipada.
Sem novidade, perfilaram-se desde o início, duas forças políticas capazes de ganhar as eleições. A coligação do atual governo tem tido a sua estratégia baseada no receio de serem perdidos os sacrifícios impostos aos portugueses. Já o Partido Socialista baseou a sua estratégia em aliviar a austeridade. As sondagens dão a Coligação como estando à frente, dando como erro do Partido Socialista a sua viragem à esquerda, assustando os eleitores do centro, que são aqueles que decidem as eleições em Portugal.
Para além dos factos concretos da campanha e das sondagens há algo que parece ser certo. Em Portugal, ao contrário de muitos países europeus, o panorama partidário não se altera, isto é, não há, como em Espanha, plataformas políticas como o “Podemos” nem em Itália o “Cinco Estrelas”. Fica para refletir o porque…
E pronto, naturalmente, o DeCampoMaior não vai fazer propaganda para este ou aquele partido, mas faz apelo ao voto. Uma grande abstenção, um grande desinteresse, apenas resulta em piores políticos.

E para refletir, apetece-me relembrar as palavras de Alexandre O’neill no poema “Portugal”: ó Portugal, se fosses só três sílabas de plástico, que era mais barato!

Sem comentários: