sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Olhando para trás...

Olhando para trás, e para estes anos de publicações, podia fazer um exercício do que mudou em Campo Maior, Portugal e no Mundo. Neste tempo, o DeCampoMaior, assistiu a três governos de Portugal e outros tantos mandatos camarários. Neste tempo, dizer o que mudou no mundo seria também interminável. Prefiro falar antes dos desafios que ficam e que nos deparamos nestas realidades.
Para o mundo a gestão dos recursos e a segurança será fundamental nos próximos anos. Para Portugal, o crescimento económico e o emprego serão elementos fulcrais.
Para Campo Maior os desafios de antes mantêm-se: a afirmação desta terra e a sua capacidade de reter pessoas e talento entre as suas gentes. A capacidade de gerir novos e inevitáveis ciclos será determinante para a vila, mas também a capacidade de manter ligados todos os campomaiorenses espalhados pelo mundo. À falta de melhor são estas chamadas de atenção que faço a todos aqueles que por aqui passarem. Não quero ter a presunção de chamar a isto legado, mas deixo este post nº998 sob a forma de pontos de reflexão para o futuro.
Antes de fechar, agradecer ao blogue AlémCaia a sua referência à minha despedida. Boa continuação para si

Tenho também informação que o Dr. Estranho Amor fará ato de presença por aqui nestes momentos de despedida. Fiquem atentos à sua particular e divertida forma de ver a realidade, também ela fonte de momentos de reflexão.

9 comentários:

Dr Estranho Amor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dr Estranho Amor disse...

Faleceu. Bateu as Botas. Finou. Foi ter com o Criador. Esticou o pernil. Está mais teso que um carapau. Capotou. É comida para peixes. Sim, amigos, Jack The Ripper marchou-se. Tão novo e tão jovem. Uma pena. Mas eu já desconfiava desde que, na semana passada, o finado Jack me enviou a seguinte carta:

“ Caro Dr. Estranho,
Sempre reconheci em si os mais nobres valores do carácter humano: a humildade, a sapiência,a audácia e a coragem. Para além de possuir um corpo digno de um semi-deus grego que parece ter sido esculpido pelas próprias mãos de Miguel Ângelo, claro. Por tudo isso, gostaria que fosse fiel depositário do meu testamento e que, caso me aconteça alguma coisa estranha, como ser atropelado por uma manada de mamutes, atacado por um grupo de anões sodomitas ou contrair gonorreia (bater as botas em resumo), publique este meu testamento e informe os beneficiários do mesmo.
Atentamente,
Jack the Ripper.”

Assim, meus caros, passo a divulgar o testamento recebido:

“Ao meu amigo Pedro Murcela, gastrónomo metido a politico, deixo o livro “Pequena Guia Michelin – Os Melhores Restaurantes em São Bento.”

Ao camarada Sergio Bicho, ventríloquo metido a Vereador, deixo em legado cópia certificada do quadro de Edvard Munch “O Grito”.

Para o amigo João Burrica, privatizador de serviços públicos metido a socialista, fica a minha Câmara Fotográfica que é a coisa mais parecida a uma Câmara Municipal que poderá ter no futuro. É à prova de água pelo que pode mergulhar com ela nas águas vazias das Piscinas cobertas.

Ao João Muacho, burriquista metido a pinheirista, destino o livro de Franz Kafka “Metamorfose”.

Para o Presidente-Amigo Ricardo , Presidente metido a Saltador de Altura, fica o meu trampolim que permite saltos de elevada altura e quedas seguras.

Ao caro José Emílio, Diretor de Escola metido a Alexis Tsipras, deixo a coleção de DVDs da série da SIC “Queridos, mudaram o nome da Escola”.

Para o Paulo Costa, Estadista confinado a cronista de Jornal Escolar, fica o livro de Mao “Guerra de Guerrilhas”.

O Livro “Escolhas Difíceis” de Hillary Clinton fica para a nossa Dama de Ferro confinada à vereação, Isabel Raminhas. A primeira mulher Presidente? Os meus olhos não o verão.

Ao camarada Florival, Barman metido a Presidente de Junta, deixo em legado o DVD do filme “Coyote Bar”.

Para o Joaquim Folgado, cronista oficial da vila, deixo o livro “Torquemada – A Era do Espírito”.

Para o amigo Rui Pingo, empreiteiro metido a ideólogo, fica o jogo “Monopoly, O Jogo – Edição Especial Piscinas e Geriátricos”.

Finalmente, ao meu estimado Joaquim Gordo, o Kim Jong-Un da Rua Direita, deixo o meu fato carnavalesco de cigano para que possa circular tranquilamente pelo Mártir Santo.”

Jack, é uma vergonha atirares a toalha.

https://www.youtube.com/watch?v=lvhuWzWc3Hw

Anónimo disse...

Nem o chá matinal ,nem as loiras torradas , conseguiram eliminar esta sensação de desencanto vestido , muito embora,com o humor sarcástico e certeiro do EstranhoAmor.E vieram-me à memória uns versos que vou adulterar:

Não me peçam mais cantigas
A cantar estive vivendo
Sou como as velas do altar
Que dei luz e fui morrendo

Pois é Jack! Cansaço! Nós vamos em ritmo de vela, mas o mundo muda em ritmo de eras. Cansaço, desencanto, isolamento.

Agora Sir Jack abandona as streets de Campomaior, não quer apagar velas, mas apagar a vela.
Estranho Amor diz " Jack, é uma vergonha atirares a toalha." Eu digo "Jack, admiro-te por teres carregado a toalha tanto tempo!"

Obrigado, Jack ! Foi bom ler uma análise inteligente e bem embrulhada ao longo de tantos tempos. É raro. Foi enriquecedor. E denota, pela sua cadência certa , ao longo dos anos, uma vontade férrea e notável persistência.

Que tal, neste tempo de "coligações" algo inusitadas, fazer o Jack uma coligação com o EStranho Amor , ou mesmo algo mais , e ressurgir a análise crítica e renovada deste quase nada do que por aqui, e por ali, se passa?
Fica a sugestão. É que Campo Maior está empobrecendo,mas, como é Outono, esperemos uma renovada Primavera!

Jack! Olhando para trás...fique contente com o que fez! E, porque o passado já não é, olhe em diante. Siga! Com os "obrigados" de todos os que o leram. Mais de cem mil! É obra!
Uma medalha virtual! Merece!


Fica a sugestão!

Jack The Ripper disse...


Obrigado por essas palavras!
Fico muito sensibilizado!

Anónimo disse...

Apoio a sugestão

Jack e Estranho Amor presidentes em 2017

Anónimo disse...

Vergonha é deixares um imbecil publicar comentários insultuosos. Apesar disso, foi um prazer a leitura deste blog.Um abraço.

Anónimo disse...

Decampomaior=Estranhoamor=Notas Soltas

Será que estou enganado???

Não me parece que esteja.

Saude e sorte.

Jack The Ripper disse...



Caro anónimo

Engana-se redondamente

A todos obrigado por passarem por aqui

Jack The Ripper disse...




Anda por aqui gente das SS