segunda-feira, 25 de maio de 2015

Terminal de Aeroporto

Já muitos de vocês devem ter visto o filme “Terminal de Aeroporto” com Tom Hanks e Catherine Zeta Jones nos principais papéis. Neste filme, um cidadão de um pais é –lhe negada a entrada nos Estados Unidos por este não o reconhecer, após uma revolta recente. O cidadão fica sem pais, numa zona cinzenta do direito internacional.
Mas longe das peripécias do filme e de toda a comédia romântica em que Tom Hanks e Catherina Zeta Jones são envolvidos ocorrem situações semelhantes, atualmente, no nosso planeta, num século, o XXI, onde em teoria não deveriam suceder estes acontecimentos.

Existem, atualmente, barcos com seres humanos aos quais lhe é negada a entrada noutros países. Os denominados “Boat People” começaram por ser um fenómeno do Mediterrâneo, de Lampedusa, mas agora surgem refugiados da Birmânia aos quais não se autoriza a entrada em nenhum país da região. Motivos religiosos, políticos ou económicos fazem-nos partir para terra incerta e acabam à deriva durante semanas. Um autêntico drama que a toda a humanidade deveria importar. Apetece citar Bob Dylan na sua canção Blowin’ In the Wind “Quantas estradas um homem precisará andar
Antes que possam chamá-lo Homem?”. Pois é…

Sem comentários: