segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

O Filho de Afrodite

Artemios Ventouris Roussos. Guardem este nome o tempo de ler as próximas duas ou três linhas. No tempo em que os discos eram de vinil e guardados em capas de plástico este senhor era obrigatório em coleção musical que se prezasse. Não sou desse tempo mas tinha uma tia que religiosamente protegia nas ditas capas os discos do Demis Roussos, nome artístico Artemios que guardaram em cima. Morreu em Atenas em vésperas do Syriza ter ganho as eleições.
Esta vitória do Syriza já levantou uma onda de entusiasmo que penso deve ser moderado da mesma forma que não deve ser encarado como um conto de fadas como alguns disseram. O Syriza irá negociar entre o perdão da dívida, a sua reestruturação e a saída do Euro. A Europa diz que não cede mas também não quer que a Grécia saia do Euro. A solução estará no meio termo porque sair do Euro será penoso para a Grécia e um mau sinal para a União Europeia. A escolha estará na força e flexibilidade negocial de Alexis Tsipras, o líder do Syriza.
Curiosamente os maiores êxitos de Demis Roussos foram “Goodbye my love Goodbye” e “Forever and ever”, que bem poderiam ser utilizados aqui. Dirá “adeus” a Grécia ao Euro ou, por outro lado, dirá “para sempre” à União Europeia. O resto dos países estarão em suspenso entre estas duas baladas.

Também guardaram o título? Parece que o bom do Demis Roussos tinha, antes de se dedicar a baladas românticas, uma banda de rock progressivo com este mimoso nome de “O Filho de Afrodite”. Afrodite, deusa do Amor, tinha uma enorme paixão por Ares o deus da Guerra. É ao fim e ao cabo o dilema que aqui se discute, haverá acordo ou conflito. Vamos ver este Alexis Tsipras se sairá à mãe ou ao pai…. 

2 comentários:

Apreensiva disse...

Na Grécia temos o SYRIZA, em Espanha o PODEMOS e em Portugal?
O PS que tem um dos seus líderes preso e a sua política é mais do mesmo, o PSD/CDS que nos deixaram de cuecas e agora até mesmos os sacos de plásticos temos que pagar, restam-nos os partidos de esquerda que devido aos seus antecedentes históricos ninguém tem coragem em votar. O que nos espera? Será que um Povo que dominou o mundo não consegue dominar o seu destino? Será que continuamos mais preocupados com os três F´s, Fado, Futebol e no nosso caso mais Festas que Fátima?
Para refletir …

Anónimo disse...

E no nosso caso até as festas já foi chão que deu uvas. Os iluminados da direção da associação têm vindo a deixar arrastar um processo que deveria ter sido encarado com maior empreendedorismo. A candidatura a património e a escola da flor teriam sido ideias muito válidas se tivessem sido aplicadas a tempo e a horas. Agora...como diz o ditado popular...agora assobia-lhe às botas!!!