segunda-feira, 27 de outubro de 2014

World Wide Web

Para o leitor que por aqui passa com certeza que a internet ou, se quiserem a World Wide Web, tem uma presença normal no seu quotidiano. O hábito de ler jornais, mandar mails ou simplesmente escrever um blogue através da internet é um ato tão natural como beber água. Quem possibilitou, que o leitor, aceda a estas linhas foi um físico chamado Tim Berners-Lee. No longínquo ano de 1989 Tim Berners-Lee, mais dois elementos do CERN, concretizaram a primeira comunicação bem sucedida entre um cliente http e um servidor de hipertexto, nascendo a World Wide Web.
É por isso que, quando Sir Tim Berners-Lee fala, o mundo se senta a ouvir. Eu ouvi, ou melhor li, o que ele acha sobre certos assuntos e trago-vos essas impressões aqui, pelo DeCampoMaior.
Um dos pontos focados foi as alterações nos postos de trabalho como consequência dos avanços tecnológicos. A integração de dados está a eliminar as tarefas mais rotineiras e algumas profissões como guarda-livros, contabilistas ou, em geral, empregados de escritório devem ser revisitadas sob pena de simplesmente serem eliminadas.

Se quisermos generalizar, e agora já não falo do Tim Berners-Lee, mas de uma opinião própria, não só profissões específicas, mas também localidades e regiões devem perceber qual a sua importância a prazo dentro das cadeias de valor onde estão inseridas. Que tipo de tarefas, que valor acrescentam e em que momento. Está claro que devem desempenhar as tarefas de mais valor porque depois não haverá solidariedade de os salve.

Sem comentários: