quarta-feira, 19 de março de 2014

Passámos o Rubicão!

Quando Júlio César decidiu passar com as suas legiões o rio Rubicão proferindo a célebre frase “alea jacta est” ou, traduzindo, “os dados estão lançados” iniciou uma guerra civil dentro do Império Romano. Aqui não se trata propriamente de uma guerra civil iniciada por aqueles que assinaram o manifesto para reestruturar a dívida da república portuguesa.
Vamos a duas breves explicações: reestruturação está associada ao não pagamento da totalidade da dívida no vencimento com a substituição de títulos por outros com prazos e taxas mais generosos. Reescalonamento consiste apenas na alteração dos prazos de pagamento e nas novas taxas de juro. Há uma grande diferença, na primeira quebra-se a barreira psicológica da confiança da devolução do que se pediu!
Passámos o Rubicão com o manifesto da reestruturação, não atendendo às consequências de perda de acesso aos mercados de financiamento, pressão brutal sobre os juros pagos pelas empresas e falência das mais endividadas. O que fazer? Negociar os prazos de pagamento e dos juros que suportamos pelo empréstimo europeu. Até a própria União o admite, tacitamente, ao criar um fundo europeu para amortização da dívida. Não é por acaso.

Desculpem-me se eu, também hoje decidi passar o Rubicão, com este post. A política nacional (e a local também) tem-me parecido muito aborrecida mas o tema era importante demais para o deixar passar sem um comentário mesmo que pareça, ele próprio, aborrecido. Aqui fica…os dados estão lançados!

Sem comentários: