sexta-feira, 28 de março de 2014

Democracia de Braço no Ar

Para fechar a semana apeteceu-me reeditar um post antigo do DeCampoMaior. Aqui fica em versão remasterizada!
Fiquei a saber neste fim-de-semana, após ler na imprensa, que a lei eleitoral portuguesa, em freguesias onde há menos de 150 eleitores, permite que a votação seja efectuada pelo método de "braço no ar". É assim, por exemplo, na freguesia de Curros, concelho de Boticas mas há 119 freguesias nestas condições. O método é simples, há um plenário marcado, as pessoas comparecem, levantam o braço e por fim é feita uma acta. Segundo diz, o presidente da junta de Curros, os que não aparecem ao plenário estão contra e não aparecem por vergonha. Diz também, este presidente de junta, já no seu quarto mandato, que em Curros não há asfixia democrática.
Quando li, acabei por fazer uma comparação com o anonimato dos blogs. Há quem diga que os que escrevem nos blogs anonimamente deveriam dar a cara e assumir o que dizem. No entanto, depois de ler a notícia o meu pensamento levou-me a um paradoxo. Então se o voto secreto é anónimo e por ser anónimo completamente livre porque não há-de haver liberdade de expressão no anonimato dos blogs? Não se estaria a asfixiar essa mesma liberdade de expressão se os anónimos fossem obrigados a "levantar o braço"? George Orwel disse uma vez que a "liberdade de expressão é dizer aquilo que os outros não querem ouvir". Eu por mim acho que sim!



2 comentários:

Anónimo disse...

MUITO BEM!

SEM CINISMO

SEM HIPOCRISIA

APENAS COM O DESCARAMENTO DE QUEM SABE QUE ESTÁ CERTO.

PIOR SÃO OS QUE USANDO UM NOME (?)INSULTAM COM A SUA ESTULTÍCIA, GROSSERIA E MÁ FÉ COM A INTENÇÃO DE FERIREM E DESACREDITAREM.

Anónimo disse...

Quem prende a água que corre
É por si próprio enganado
O ribeirinho não morre
Vai correr por outro lado.
António Aleixo