segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Nau Catrineta

De vez em quando lá vamos tendo alguns motivos para sorrir, mesmo alternando as tendências  “Velhos do Restelo” com “Padeiras de Aljubarrota”. Entre a esperança e a resignação lá vai a Nau Catrineta.
O último motivo para sorrir foi o resultado do “Programme for International Students ssessmet” mais conhecido como estudo PISA.
Este estudo coloca Portugal, no que diz respeito à literacia matemática, ao nível da média da OCDE. Os progressos foram inegáveis, desceu a percentagem dos alunos que não são capazes de ir além das tarefas mais básicas e aumentou a percentagem dos que têm desempenho mais elevado. Por países, o ranking (outro infame ranking) coloca-nos à frente dos suecos e até mesmo dos Estados Unidos, que aqui não são superpotência.
Causas? São apontadas algumas como por exemplo o aumento das habilitações dos pais. Está provada a causa-efeito destes dois fatores. No entanto, é difícil estabelecer a causalidade entre bons resultados e manutenção dos programas sem alterações. É que os avaliados sofreram muitas alterações nos programas desde que entraram para o ensino.
No ranking os asiáticos ocupam as melhores posições, mas claro está, o secretário de estado do ensino básico e secundário acha que Portugal chegará ao grupo da frente. A ver vamos!

E já agora vão ver a palestra organizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação. É na terça feira dia 10 às 21 horas no auditório da Escola Secundária. Nesta excelente iniciativa vai ser discutido “Porque as crianças não aprendem”. Passem por lá! 

Sem comentários: