sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Vamos à História!

Tenho ouvido, repetidas vezes, em conversas de café ou até mesmo em tertúlias mais eruditas que Campo Maior passou para Portugal em troca de Olivença. Há neste dado um erro enorme que venho a terreiro esclarecer.
Tanto Campo Maior como Olivença passaram a pertencer a Portugal em 1297 com a assinatura do Tratado de Alcanizes entre Fernando IV de Castela e D.Dinis de Portugal.
Fernando IV de Castela, reconhecendo que não tinha entregue a Portugal os castelos de Aroche e Aracena, tal como tinha ficado assente no Acordo de Cidade Rodrigo de 1295, vai ceder as vilas de Olivença, Campo Maior e Ouguela a D.Dinis. Também foram reconhecidos os direitos de Portugal sobre Sabugal, Alfaiates, Castelo Melhor, Castelo Rodrigo, Vilar Maior, Castelo Bom, Almeida e Monforte.
Sendo assim, Olivença, só viria a ser parte de Espanha em 1801 com o tratado de Badajoz, tratado este denunciado por Portugal em 1808, vendo reconhecidos os seus direitos sobre a vila na conferência de Viena de 1815. Nasce aqui a questão de Olivença…mas isso é outra história.
Desfeito o engano para quem estava enganado fecho o post com a frase que dá início ao tratado de Alcanizes: “ Dos cazamentos, e Escaybos que depois da concordia se fezerão entre estes Rex em Alcanizes”.

Sem comentários: