sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Vis Mentiras!

Mark Twain é uma fonte de bons pensamentos cheios de ironia e sabedoria malvada. Uma dessas frases, que já passou por aqui, fala de mentiras, de mentiras piedosas e estatísticas. Segundo Twain há mentiras destas três classes.
A ironia está precisamente nas estatísticas, que chamadas a descrever, factos da realidade são muitas vezes manipuladas para se transformarem em vis mentiras.
Não sei se as que vou apresentar são vis mentiras. Julguem os leitores do DeCampoMaior os factos que descreverei. Vem no site do público uma interessante análise sobre as eleições autárquicas. Podem ver em www.publico.pt/autarquicas2013 . A análise é acompanhada por alguns indicadores sociais. Assim, a taxa de desemprego é 15, 1%. Surpreendidos? Apesar de abaixo da taxa nacional talvez esteja acima do que todos julgaríamos. Pelos censos de 2011 somos 8456 e há, num excelente valor quando comparado com a média nacional, 136 habitantes por médico. Há 139 idosos por cada 100 jovens o que parecendo demasiado é muito bom quando comparado com o resto do pais. População com ensino superior é 8,6% e pensionistas da segurança social 35,7% estando a meio da tabela dos concelhos a nível nacional. Para finalizar quase 20% da população beneficia do rendimento social de inserção.
Vis mentiras? Boas estatísticas? Julguem os leitores mas sejam quais sejam as opiniões, e aproveitando que estamos próximos de eleições, conclui-se que há muito para fazer. Dinamizar o comércio local, incentivar a agricultura de proximidade, cuidar e promover o nosso património, promover as nossas Festas das Flores colocando-as no lugar que merecem e muito mais…ou estou a dizer mentiras?

4 comentários:

Simone de Beauvoir disse...

Jack

acabei de ler o seu post, com as férias tenho-me dedicado mais à leitura em suporte papel e aos meus queridos livros que têm andado um pouco descurados e consequentemente o PC tem ficado relegado a 2º plano no entanto,e motivada por alguma insónia,decidi passear-me pelo De Campo Maior e "voilá" um post interessante e bastante pertinente.Nem sempre concordo com as opiniões expressas algumas até me aborrecem ,mas respeito-as pois considero que um ponto de vista é apenas um ponto de vista,acredito na pluralidade de ideias e na troca das mesmas de uma forma sã e profícua.Não podia deixar de o felicitar por este seu post e acreditar que haverá mentes que compreenderão a necessidade de se refletir sobre o que está expresso neste post. "A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original".
Albert Einstein
Esperemos que assim seja.A bem de Campo Maior e dos que aqui vivem,pois alguns preocupam-se com coisas tão,tão mesquinhas e pequeninas,deixando aqui por vezes refletida uma pobreza de espirito que até dói.O futuro irá acontecer e Campo Maior vai acordar e olhar e refletir para aquilo que poderia ter feito e não fez, perdido em querelas e interesses mesquinhos, que só servem para causar ruído, muito ruído e esquecermo-nos do que éverdadeiramente importante.

Até breve

Anónimo disse...

Falar apenas da percentagem de médicos em relação à população diz-me muito pouco, até porque eu vi os números referidos a outros concelhos e não estamos nada mal mesmo se comparados com os outros concelhos do norte alentejano.
O que eu gostaria era de cruzar isso com o grau de contentamento com os centros de saúde. Creio que aí poderíamos ter algo muito esclarecedor. Ou Não?

Jack The Ripper disse...


Para a Simone,

O seu comentário agridoce é bastante hermético e parece-me que deixa muito por dizer. Convido-a a que o faça aqui no DeCampoMaior. Volte mais vezes!

Jack The Ripper disse...


Para o anónimo,

Ora ai está porque as estatísticas podem esconder muitas realidades. A avaliação qualitativa é sempre muito subjectiva