segunda-feira, 3 de junho de 2013

Utopia

É uma palavra criada por Thomas More para designar a ilha de Utopia, cidade de governo perfeito. O termo Utopia designa uma filosofia política que passa pela construção de cidades ideais. O pensamento utópico surge desde o começo da literatura grega, já Homero, na Odisseia, descreve a ilha dos Feaces e a sua fabulosa prosperidade. A criação da palavra utopia por More, no século XVI, assinala nessa época uma renovação dessa forma literária. A Utopia traduzirá, desde então, os sonhos e as insatisfações dos homens.
O problema crucial colocado pela Utopia é a sua realização e, historicamente, as tentativas de passar do sonho à realidade foram dececionantes.
Na vida das organizações e indivíduos também há utopias. Nas organizações, por exemplo, as politicas de qualidade total, dos zero defeitos tendem a atingir a Utopia da máxima produtividade e produção. Esta mesma Utopia persegue a Hutchinson ou, como se diz normalmente, a fábrica da borracha.
Chegou às minhas mãos um exemplar do jornal da referida organização onde se dá conta dos esforços para reduzir os defeitos, as falhas, os desperdícios…em resumo perseguir a Utopia da perfeição. Boas notícias, e li isto no referido jornal, é que possíveis clientes dentro da indústria automóvel europeia, certificaram os processos da Hutchinson em qualidade, ambiente e segurança. Possíveis clientes significam possíveis postos de trabalho. Seria bom haver um dia destinado à visita, pela população em geral, desta organização.
Por isso, o DeCampoMaior incentiva e saúda este esforço de uma organização, que é um grande empregador De Campo Maior, rumo à ilha de Utopia…As Utopias são para ser atingidas!

10 comentários:

siripipi alentejano disse...

Caro Jack: Li com atenção o seu post e corroboro totalmente. Campo Maior deve
orgulhar-se que essa Fábrica produza qualidade com o trabalho dos nossos conterrâneos. Bem Haja a estas utopias, venham mais.

Anónimo disse...

E essa Fábrica foi trazida para Campo Maior pelo anterior presidente. Não há que esquecer este "pequeno" pormenor.

Anónimo disse...

Agora é a altura da lambitagem andar por aí... Fujam!!!

Anónimo disse...

pois, o penultimo-JB- nada fez por Campo Maior,excepto despesismo, negócios ruinosos,- águas, piscinas, etc- e muito populismo barato....

Anónimo disse...

As pessoas querem seriedade mas são a favor da corrupção. Não há quem perceba o povo. Anda tudo numa fona em busca de interesses, ou seja, trabalho. A língua, nestas alturas torna-se o orgão fundamental do corpo humano. Fazer por Campo Maior? "Tás quieto"!!!

Anónimo disse...

Anónimo das 9h18, essa fábrica foi trazida para Campo Maior pelo sr.Gama Guerra- mais um atraiçoado pelo JB -. O sr Burrica nada trouxe para Campo Maior excepto divisão,demagogia e negócios ruinosos.Inclusivé havia a possibilidade de cá se instalar um Lagar- que acabou por ir para Arronches-, porque o Sr JB queria por os homens ao pé do aterro sanitário.......o Sr. JB sempre foi um divisionista carregado de ódio, reparem quem são as pessoas que, a míngua de seguidores conscioentes, arregimenta agora para as suas fileiras.....

Irra! Já irrita! disse...

4 anos depois esses assuntos já deveriam estar arrumados!
O que cada um faz e fez, ficará para outras ocasiões. Livra! Não há paciência! Fala-se numa coisa, lá vem a luta entre opositores e apoiantes à baila! Guardem-se para a altura própria! Agora, percebe-se que muita tinta ainda será gasta com tudo isto...o resultado final? Prognósticos...só no fim!

Anónimo disse...

Viva João Burrica!!! Fora com os lambitas da política!!! Venceremos!!!

Anónimo disse...

É triste ler estes comentários a um post colocado pelo proprietário do Blogger, que deveria de comentar apenas a importância desta fábrica na nossa terra e a qualidade e a produtividade da mesma.
Pena é que outras não tenham vindo para Campo Maior, para que os nossos jovens tivessem as oportunidades que hoje não têm.
Assim, estamos limitados e expostos a estes tristes comentários de lutas de poder porque estes comentários revelam bem quem são as pessoas que os produzem.
Obrigado Sr.Jack pelo seu post.

Jack The Ripper disse...


Antes que comecem a dizer que não vieram mais empresas por causa disto ou daquilo, pensem, que se veio esta, outras poderiam ter vindo, não sendo impedidas por isto ou por aquilo!!

Entenderam?