sexta-feira, 7 de junho de 2013

Implosão

América…anos 80…o departamento de Estado dos Estados Unidos, num estudo, reconhece que o sistema educativo está num nível péssimo e que poderá colocar os Estados Unidos em risco a prazo. Nessa mesma América…nesses mesmos anos 80…a NASA reconhece que o interesse pelo programa espacial é quase nulo por parte do americano médio. Solução: enviar uma professora numa missão espacial. Desta forma chama-se a atenção para o tema da educação enquanto a NASA tem o primeiro civil numa missão espacial. Foi em 28 de janeiro de 1986 que a missão descolou com Christa McAuliffe, a professora, a bordo.
Eram os anos 80, era a América com ideias cor do fato pastel do Sonny Crocket de Miami Vice…
Portugal …ano de 2013…o estado da educação é péssimo e os orçamentos cada vez mais reduzidos. Solução: enviar os professores para a mobilidade especial e desemprego, colocando muitos bons professores fora do sistema, enquanto que muitos maus ficam a preparar o futuro de crianças e jovens, fruto de um sistema de avaliação caduco baseado na antiguidade.
Ano 2013, é Portugal com ideias a fazer tangentes ao filme noir numa atitude quase niilista.
Em 1986, na América, a missão terminou em tragédia. O Challenger explodiu poucos segundos após a descolagem. Em 2013, em Portugal, o ano pode terminar em tragédia, pelas greves que se avizinham. Num e noutro houve e há implosão do sistema!

Sem comentários: