quarta-feira, 24 de abril de 2013

Da Utopia ao Ground Zero


Um destes dias, uma amiga de tertúlia, dizia-me: “Falamos do 25 de Abril ou é um assunto já gasto?”. Eu respondi que era obrigatório. Passado tempo continuei a ruminar com aquele “gasto” que a minha amiga tinha tido, até com um pouco de ironia.
A verdade é que, passados 39 anos da revolução, muitos se questionam sobre o seu significado e se terá sido plenamente realizado.
Definitivamente a Utopia daqueles anos morreu, ficou lá atrás, deixando passo a um admirável mundo novo que deixou Portugal com uma taxa de desemprego que ronda os 20%. A Utopia passou e parece que estamos no Ground Zero da globalização. Não me interpretem mal, a Utopia que vos falo não é nenhum sistema político, é antes de mais a capacidade de termos feito deste pais um sítio melhor para viver.
Mesmo assim não deixem de recordar este dia como um marco importante na nossa história enquanto Portugueses.
No âmbito local, já é habitual, os tradicionais festejos na praça da República. Se puderem passem por lá, mas não vos levarei a mal se faltarem. Eu próprio dificilmente estarei. Este tipo de eventos aborrece-me e os sucessivos anos de repetitivo programa apenas me causa bocejos! 

Sem comentários: