quarta-feira, 6 de março de 2013

O Comboio Fantasma


Lembram-se do TGV? Lembram-se das discussões acerca da sua execução quando ainda pensávamos que a crise não seria tão profunda? Pois o dito comboio está de volta como se fosse um fantasma a necessitar de exorcismo. Não que a discussão volte a ser tema de capas de jornais, mas porque li um artigo, bastante interessante, sobre este tema do qual registo alguns pontos.
O artigo foi escrito por Luís Mira Amaral, antigo ministro de Cavaco, e engenheiro e economista o que garante mistura de conhecimentos nas opiniões que emite.
Segundo o artigo há uma grande confusão entre alta velocidade para mercadorias e pessoas. A alta velocidade não é para as mercadorias porque os seus custos seriam incomportáveis. O que faz sentido para o troço Poceirão-Caia é o tráfego misto, de velocidade e de mercadorias, sendo que o investimento no tráfego de mercadorias seria todo em bitola europeia para facilitar o transporte além Pirinéus.
Mais do que quaisquer considerações sobre que tipo de tráfego deve ocorrer, o que faz sentido para vilas como Campo Maior é saber enquadrar-se e aproveitar as oportunidades que um investimento desta natureza pode trazer. Seria muito inteligente prever as consequências destas oportunidades nos programas eleitorais autárquicos. Sim, porque não tenham duvidas o comboio será uma realidade, é uma questão de tempo e dinheiro ou por outra é uma questão de tempo haver dinheiro.

1 comentário:

siripipi alentejano disse...

É assaz oportuno este post uma vez que o "Comboio Fantasma" como lhe chamou,´irá ser um polo de desenvolvimeno para o nosso Concelho, mais precisamente para a zona que confina com a Fonteira. Em 21/07/2010 escrevi um post que intitulei de "Ao sabor da Pena..." referi-me, entre outros temas, a esse assunto e alertei o nosso Municipio. O meu alerta foi na sequência de uma visita do então Ministro das Obras Públicas António Mendonça em Julho de 2010 a Mérida e pernoitou em Campo Maior e no Hotel de St Beatriz, integrado num forum do PS ali realizado, informou que o troço Poceirão-Caia iria ter inicio em Setembro daquele ano.
Infelizmente essa intenção morreu à nascença, no entanto,esperamos que agora seja de vez para bem da nossa Zona.