segunda-feira, 11 de março de 2013

Confortavelmente Pobre


Há vezes que gostaria de me abstrair de muitas das pobres notícias que diariamente chegam até mim. Lembro-me sempre de uma música dos Pink Floyd…Comfortably Numb…
Esta semana, uma das que mais me chamou a atenção, foi a notícia de uma agência de rating que resolveu alterar a sua perspectiva sobre a economia portuguesa de negativa para estável. É claro que, para quem classificou os títulos da nossa dívida como lixo, dizer que a economia agora está estável é uma boa notícia…muito irónica mas uma boa notícia. E a ironia até podia vir se olharmos para o nome da agência de rating. Standard & Poor’s o que traduzindo à letra seria “vulgar” e “pobre”. Estamos no standard dos pobres, estamos estáveis no lixo.
E mais perigoso que este jogo de palavras é o facto, de como diz esta semana Nicolau Santos no Expresso, haver um clima de conflito entre função pública e setor privado, civis contra militares e desempregados contra empregados fruto de argumentos tais como. “é preciso flexibilizar as leis do trabalho porque quem tem emprego não pode ser despedido e quem não tem só encontra trabalho precário” ou ainda  “é preciso reduzir os salários da função pública porque ganham mais que o privado”.
Quem não faz jogo de palavras é Joseph Stiglitz, já há muito que o leio e não é nada convencional. Rejeita a austeridade apontando não ser essa a cura para a doença da Europa, no entanto, deixa uma frase igualmente inquietante “A Europa deverá deixar morrer o Euro”…Quem me dera ficar Comfortably Numb!

Sem comentários: