quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ser Vereador…por Homer Simpson!

Já falei de filosofia aqui e por aqui já passaram grandes filósofos mas, há por vezes, outros filósofos que sendo insuspeitos de tal nome nos dão, dia a após dia, verdadeiras “lições de vida”. Um desses filósofos contemporâneos é, nada mais nada menos, do que o grande Homer Simpson, que há mais de vinte anos nos dá, verdadeiras pérolas de sabedoria na série The Simpsons. Num desses episódios Homer, após entrar em conflito com os funcionários que recolhem o lixo, entra na eleição para vereador responsável pela gestão de resíduos da câmara de Springfield. Homer, tudo promete e não olha a meios para atingir o objectivo de ficar com o lugar de vereador. Na campanha chega mesmo a interromper um concerto dos U2 que, casualmente, atuavam em Springfield, mas mais importante, promete que os funcionários da câmara vão recolher o lixo diretamente nas casas dos munícipes. Evidentemente Homer, com tal necessidade orçamental para pagar tal luxo acaba por deixar na bancarrota a sua câmara municipal.
O DeCampoMaior não sugere que o nível de serviço da gestão de resíduos De Campo Maior aumente deixando, como em Springfield, em má situação as já depauperadas arcas municipais. Muito menos sugere que Homer Simpson seja vereador municipal mas o que apela o DeCampomaior é que todos os munícipes tenham cuidado em não deixar lixo fora dos contentores o que se torna ainda mais evidente nos fins de semana. Infelizmente, em Campo Maior existe também, colateralmente, a este assunto um outro mais grave. Existem pessoas que procuram nos contentores a sua subsistência e que despejam no chão o lixo antes armazenado. Um drama maior dentro do aqui apresentado!

3 comentários:

Mãos Sujas disse...

Então e uma Lisa Simpson a Vereadora da cultura? Dava jeito...

Anónimo disse...

Jack:
Leio-o faz muito tempo. Há mais de alguns anos já.
Acho pertinentes os seus textos. Por vezes, bastante ágrios, diga-se em abono da verdade. Este por exemplo...
Mas quem os manda a porem-se tão a jeito? Quem não quer ser tolo, não lhe vista a máscara!
Enfim, esperemos que os altos decisores percebam que nem sempre a ideia de que "com papas e bolos se enganam os tolos", funciona. Porque, cada vez menos com tolos, se conseguem enganar as "massas"...
E, francamente, acho que merecemos muito melhor do que aquilo que nos propuseram... Arranjem gente lá gente "à séria" que isto não está para graças.
Acabo de ler um texto interessante no seu colega "Fonte das Negras".
Por vezes faz falta sair do marasmo e pôr os neurónios a funcionar. E neste blog costuma haver massa cinzenta. Não acha?
Olhe, se achar que não merece a pena, não publique este comentário. Eu irei monologando consigo quando estiver propenso a isso.
Um abraço.

Jack The Ripper disse...


Caro Anónimo,

Agradeço a sua leitura ao longo de tanto tempo. Vá aparecendo por aqui e dialogaremos e publicarei os comentários.

Só um reparo, não me parece que o post fosse ágrio. Penso que disse isso para poder introduzir a sua crítica e fazer passar a sua mensagem.

De vez em quando leio o Fontes. É muito bom