No passado dia 20
de Dezembro realizou-se a Assembleia Municipal onde, finalmente, o diretor do Agrupamento
das Escolas de Campo Maior compareceu para dar conta do estado da educação no
concelho De Campo Maior. Foram apresentados diversos documentos: Projeto
Educativo, Regulamento Interno, Regulamento dos Cursos Profissionais,
Regulamento de Formação em Contexto de Trabalho, Regulamento Prova de Aptidão
Profissional, Código de Conduta, Plano de Atividades, Resultados Escolares
2008/2012 e Resultados Escolares Estratégias.
Os dados
apresentados, de uma forma geral, não foram animadores. Olhando apenas para os
resultados dos exames, verificou-se que, após uns anos onde Campo Maior esteve,
na generalidade das disciplinas, na média nacional, caiu nos anos mais recentes
para baixo dessa média. Estes dados já eram do conhecimento público, mas
curioso foi a apresentação de um estudo da Universidade Católica.
Acontece que este
ano, para além dos rankings baseados nas notas dos exames, o conhecimento do
contexto sócio-económico das escolas permitiu agrupar as escolas segundo o tipo
de contexto. A Campo Maior foi-lhe atribuído o contexto 2 e a Universidade Católica
atribuiu, como valor esperado para as notas de exame, o valor de 9,71 pontos. No
resultados verificou-se que Campo Maior ficou 0,42 pontos abaixo daquele valor. Este facto deu algum conforto ao diretor do Agrupamento pois, de entre todas as
escolas do distrito, Campo Maior foi aquela que ficou mais perto do valor
esperado.
Ou seja, a
Universidade Católica declara-nos medíocres e ficamos satisfeitos porque
cumprimos o que era esperado de nós. Quando vamos adotar um discurso inspirador
que envolva, efetivamente, a comunidade, os pais e os alunos na obtenção de um
objetivo maior que a mediocridade? Quando vamos abandonar o discurso burocrático
e de gabinete? E se mandássemos às malvas a Universidade Católica e os seus
estudos? E se batêssemos com a mão na mesa e tal como os primeiros homens que
habitaram esta terra disséssemos: “Aqui o Campo é Maior”…
8 comentários:
Aqui... o café cheira melhor!
A taxa de burrice continua alta mas, aos olhos da Universidade Católica é uma burrice controlada. Lindo! Mas continuam burros na mesma. Inédito! Estes professores... não ensinam nada!!! Realmente...
Na verdade será necessário envolver toda a comunidade para se tentar melhorar esta situação. Pena é que, quando essas oportunidades surgem, sejam poucos os que participam. Nos que se refere aos Pais e Encarregados de Educação, eu deixo aqui uma questão: quantos foram os que estiveram presentes na reunião da Associação de Pais onde foi apresentado um estudo sobre a comunidade escolar (participação dos pais na vida escolar)?.... muito poucos. Falta de interesse? Falta de motivação? talvez... depois não se queixem. Tenho que enaltecer o trabalho que está a ser levado a cabo pela Associação de Pais e Encarregados de Educação de Campo Maior, no sentido de tentar perceber (junto dos Pais) quais as motivações e problemas relativos aos seus educandos. Só com a participação de todos será possível mudar, ou melhorar, o estado das coisas. Mas se o alheamento continuar.... paciência.... não se queixem.
Concordo mas acho que a Associação de Pais é apenas mais uma forma de participar. Além disso, e apesar da Associação ter feito um bom trabalho com o inquérito, a sua acção pouco se nota ao longo do ano lectivo.
Peço desculpa mas, quando estou numa reunião de pais, tenho a sensação de que alguns dos que a integram o fazem com a perspectiva individualista de cuidarem das suas "crias" e não com a preocupação de colaborarem na gestão da escola.
Talvez ainda não tenham pensado bem no significado do termo ASSOCIAÇÃO,ou, o que também é provável, que uma escola quase sempre funciona como um barco: quando se afunda, põe em risco todos os que vão lá dentro.
Concordo inteiramente com este último anónimo. É aqui que está uma das causas do problema!
É notório que os Pais não entendem o que devem fazer. Colaborar na gestão da escola? É o quê? Mandar na escola? Saber as novidades da escola em primeira mão? Tenham juízo!
De louvar foi o depoimento do Joaquim Folgado, revelou consciência da situação actual e apontou onde residem os problemas.
Em relação ao moderador do blog, não entendo o que pretende! Quais são as causas do problema? Elucide os seus leitores!
Fala-se de reuniões de pais e não da Associação de Pais, vejam as diferenças! Nas reuniões de pais, cada encarregado de educação vai obter informações relativas aos seus filhos. Não entendo que tipo de solidariedade pretende, que os pais dos filhos sem problemas revelem o segredo do seu sucesso? Fácil...hábitos, é onde reside o segredo de muitos desses miúdos. Hábitos/regras/prioridades em tudo: levantar, deitar,fazer os tpc, ler, escrever...
O senhor calúnias confirmou a razão de se denominar dessa forma!
A UC fez um estudo que tem tanto valor outros, a realidade não pode ser medida, difere de escola para escola!
aro Anónimo,
Concordava quando se dizia "não tenham pensado bem no significado do termo ASSOCIAÇÃO"
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