segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Skuchaio po Campo Maior!


Partiu para a antiga URSS, após a revolução de Abril de 1974, foi atrás dos seus ideais dos seus sonhos. Assistiu aos acontecimentos de então em Portugal com o mesmo olhar com que se olha aos 19 anos, cheio de juventude e sem medo para enfrentar outros desafios de vida fora da pacata vila sua terra Natal.
Quis dar o merecido destaque a esta filha de Campo Maior que viveu alguns anos na antiga URSS comunista, onde perdurava a censura e o tempo do controlo apertado.
Enquanto por lá viveu, Maria de Jesus Meira, dedicou a sua vida ao estudo, ao seu curso superior, conseguido com uma bolsa de estudo, que à época não era invulgar ser atribuída pelo regime comunista. Viveu em Karkov (Carcóvia), antiga capital da Ucrânia e mais tarde em Leninegrado, hoje St. Petersburg, tendo regressado a Portugal em 1985, a tempo de ver como Garbachov e a Perestroyka, deitavam por terra, o regime comunista que ela tinha conhecido por dentro. Atualmente esta filha da terra, continua a lutar por uma vida melhor no seu pais. É uma mulher empreendedora e com espirito de liderança destaca-se nela a materialização de um projeto no âmbito do ensino, que contribuiu para a criação de mais de uma dezena de postos de trabalho, aberto à formação/escolarização de crianças do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.
Maria de Jesus, reparte ainda o seu tempo entre Portugal e Angola aonde, em conjunto com o marido, desenvolvem projetos de construção e gestão de obra, contudo esta conterrânea nunca esqueceu a sua terra - Campo Maior. Sempre com saudades De Campo Maior…ou em russo Skuchaio po Campo Maior!

2 comentários:

Anónimo disse...

Não me leve a mal que o corrija, penso tratar-se de um lapso ,mas deve-se estar a referir a Karkhiv.
Karkov(Cracóvia) situa-se na Polónia.

Jack The Ripper disse...


Inclusivamente agradeço que me corrija mas neste particular quem escreveu foi a destacada pelo post. Portanto...