segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Tudo é Cultura!


Alguns comentários aqui e algumas tertúlias levaram-me a revisitar o tema da Cultura. A dificuldade de definição do termo leva a que alguns se apropriem do mesmo, chamando-se a si os mais cultos entre os cultos, numa clara mostra de soberba intelectual. Num mundo pop, multimédia e narcisista, em que cada indivíduo é busto de si mesmo não falta este tipo de insolência.
Cultura antes de mais é Diversidade, e vai desde o baile de Verão até às citações de Goethe. Pessoalmente morrerei com as botas postas qual General Custer em Little Big Horn antes de participar num desses bailes mas não posso deixar de concordar com Andy Warhol quando diz que “Tudo é Arte” até uma lata de sopa Campbell.
Outra coisa, muito generalizada, são os “bolos para tolos” ou como eu prefiro chamar “Pão e Circo”. Infelizmente a cultura funciona e funcionou muitas vezes como moeda de troca para agradar a populaça e, noutra do Warhol, permitir que todos tenham os seus 15 minutos de fama. Que seja feita a diferença e que se note a diferença! 

7 comentários:

Anónimo disse...

Tudo é cultura.
Certo e indiscutível.
Mas há acções culturais destinadas a iluminar os espíritos e acções culturais destinadas a estupidificar para melhor reinar e aproveitar.
Poderíamos quase usar a contradição de afirmar que há muita "cultura inculta", tanto nos conteúdos, como nos objectivos e, sobretudo, nas intenções. Temos visto e continuamos a ver e ouvir muito disso neste cantinho à beira raia plantado.
Não é verdade?

Anónimo disse...

è verdade, mas mais grave é o que se fazia nos tempos do JB- gastava-se o triplo com o mesmo tipo de cultura que aqui se critica, a chamada cultura bilba, e aproveitava-se para se pedir aos artistas para darem uma palavrinha de incentivo ao voto no próprio JB.Aí também estou de acordo," sobretudo nas intenções"....-Ou diria ainda melhor , todo o comentário anterior se pode aplicar na integra ao tempo do JB...assenta que nem uma luva...

carlos disse...

Amigo Jack! Mas que ganda prosa!
Ha muito que ando afastado dos caminhos do senhor mas uma vez que passo por aqui, leio o texto e fico sem entender patavina onde queres chegar. Explica-te lá melhor prá gente falar um pouco, anda.

Soror Mariana disse...

Concordo com a breve referencia que faz à definição do que é cultura, mas também é muito importante o sentido crítico, o confronto de ideias e argumentos.
O povo produz uma elite formada por aqueles que se destacam nos mais variados campos (entre eles os políticos) e essa elite, naturalmente, tem o dever de aperfeiçoar a cultura popular.
Portanto, é a cultura popular a causa eficiente da verdadeira cultura de elite, a qual não lhe é oposta, mas prolongamento natural dela.
Por favor isto não é uma questão do politico A ou B ,pois dá-me igual,não posso é ficar indiferente às mentes que presumem ou não de intelectuais que continuem a não possuir visão de futuro. As nossas cidades (vilas) ou são centros com cultura, arte, ciência,etc... ou são aquilo que são, ficam fora do mapa.
Soror Mariana

Anónimo disse...

Atão mas vamus lá a ver ce ce desidem: atão sus homens nã fasem nada, se nã trasem cá nenguém, ção uns unhas de fomi, ce fasem algum espetáclo com algum artista bimba tão a dar pão e circo, ó bolos pra tolos, já nã perssebo nada dixto....

Anónimo disse...

Já agora que falamos de cultura, o Jack podia eventualmente postar algo sobre boa educação...
Parece que alguns leitores e escrevedores de comentários no seu blogue não sabem, ou não usam a educação que supostamente os pais lhe deviam ter dado, ou deram, e eles não sabem fazer uso dela!!
Eu posso até não concordar com um ponto de vista de alguém, posso até pronunciar-me sobre o governo ou desgoverno do nosso elenco camarário presente, ou passado, mas tratar de forma tão grosseira "o Ricardo" o "Burrica"... Não sou apologista de tratamento em função do títulos académicos (depende tb das circunstâncias) quase deixando a pessoa de ter nome para ser chamado apenas de Dr., mas tratar as pessoas, citá-las de forma tão displicente é vergonhoso, mas é sintomático em Campo Maior essa falta de educação e de respeito. Há como que uma "inveja" comezinha...
Vamos tratar as pessoas com respeito tb faz parte da cultura de um povo.
Na mesa de voto podem-se resolver muitas questões !!!

Sóror Mariana

Dr. Estranho Amor disse...

Mas será que a cultura popular de massas tem de estar permanentemente em conflito com os mais elaborados parâmetros do pensamento universal?

Os eternos guardiães do bom gosto cultural permitem que veja um jogo de futebol, bebendo cerveja e comendo tremoços, enquanto desfruto, ao mesmo tempo, da mais fina e sofisticada filosofia?

http://www.youtube.com/watch?v=i8ov2oNbkvo