sexta-feira, 1 de junho de 2012

Gerrir – O cómico ensina a (des)organizar


A proposta para o post de hoje afasta-se da abordagem habitual do DeCampoMaior. Talvez porque o tempo aquece e vamos entrar na chamada “Silly Season” da imprensa resolvi hoje apresentar um tema mais descontraído.
Trata-se de uma proposta de leitura sobre o humor no local de trabalho. Dito assim parece uma piada de mau gosto e uma ironia nos tempos que correm mas a verdade é que Pedro Neves da Nova Business School of Business and Economics afirma que “apesar de muitas vezes ser dito que o trabalho é um tema demasiado sério para ser tratado com humor, a investigação mostra que o riso no local de trabalho, tanto entre colegas e subordinados tem um papel importante na regulação do comportamento das pessoas, incluindo o próprio desempenho”. Vai daí Paulo Morgado e Nuno Artur Silva, das Produções Fictícias resolveram escrever o livro que tem o mesmo título do post de hoje.
Fica a proposta mas atenção, o humor que é proposto para as organizações não é o humor inconsequente de, por exemplo, Michael Scott na série “O Escritório” e muito menos o humor direto e corrosivo de, por exemplo Dr. House. A proposta tem a ver com humor inteligente…ah e claro não confundir fazer humor com ser engraçadinho…destes já há muitos nos locais de trabalho!

Sem comentários: