segunda-feira, 14 de maio de 2012

O Ruído da Democracia


O facto de Hitler ter subido ao poder em 1933, foi atribuído pela História à hiperinflação que atingiu a Alemanha depois da Primeira Guerra Mundial. Mas a verdade é que o que preocupava os alemães, na altura, era a austeridade e o desemprego que os assolava.
Há semelhanças com a situação actual? Pois parece que muita gente acha que sim, e por isso a extrema direita tem subido um pouco por todo o lado.
Talvez por isso registei com agrado que quando Hollande ganhou as eleições em França, uns festejaram o fim da austeridade e outros lançaram o alerta para o regresso do despesismo. Uns acham que Hollande não cumprirá e que os mercados ditarão a lei, outros acham que Hollande e Merkel constituirão um eixo diferente, mais virado para o crescimento.
Uns e outros podem ter razão, uns e outros podem não a ter mas esta discussão mostra que se ouve o ruído da democracia na Europa. 
O DeCampoMaior não é um blogue "cor-de-rosa" mas também não pude deixar de reparar como Carla Bruni e Sarkozy são substituídos por Hollande e Velérie Massonneau Trierweiler ou seja um estilo mais calmo, amável, pouco irritável e nada exibicionista. Também aqui há ruído...mas da humanidade!

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda não compreendi …

…que para falar em ditadores, se tenha que ir buscar o Hitler ? Não houve mais desde 1945? Não existem actualmente ?

Do lado contrario, é um pouco assim com os mortos. Todos são dignos de louvor depois de enterrados.

O Jack – e da mesma forma quase todos nós - bebeu inquinadamente a frase que : ”Durante trinta anos, Portugal gastou bastante mais do que ganhou “… e agora terá (emos) de pagar em um dois anos.

Por isso a continuação (desculpe insistir) na falta de imaginação na escolha da palavra “despesismo”.

Jack : Não foi a Europa que nos indicou o descalabro de acabar com a agricultura ? As pescas ? A industria ? etcetcetc !

Hollande ? Ah ! Hollande vai ser o Obama da Europa . Os “mercados” tem uma imaginação muito pródiga.

Quando o cheiro do bolor da sacristia começa a intensificar-se, têm sempre um gavetão seco e perfumado, onde vão buscar os supostos “mantos diafanos” da democracia.

Estaremos cá para ver Jack …