segunda-feira, 7 de maio de 2012

A Lágrima


A Luta de Classes foi às compras. Em 1975 dizia-se que a luta de classes não ia de férias. No dia 1 de Maio fez pior, a luta de classes foi às compras. E a Esquerda, abalada pela pouca “freguesia” que as manifestações do dia do trabalhador tiveram, chamou a ASAE quando devia ser o Belmiro de Azevedo e a Sonae a faze-lo.
É muito triste ver a imagem terceiro mundista que surgiu nos supermercados do Pingo Doce com pilhagens, saques e lutas de rua.
A crise económica, aliada à crise de valores tem estes contrastes. Neste fim de semana li uma boa reportagem sobre a situação da Islândia, o país que faliu. Passados três anos o país volta ao crescimento e o FMI já saiu de lá com as contas feitas. A Islândia optou por fazer um referendo para decidir o pagamento da sua dívida. Ao contrário de todos os receios não ficou isolada. O presidente da Islândia, Ólafur Grimsson, estava determinado “Não vamos ter um sistema onde os bancos podem funcionar como querem”.
Por aqui, são os Supermercados que fazem o que querem, já que irão passar a fatura da sua promoção aos produtores, diga o que diga Assunção Cristas.
A Luta de Classes sempre foi de férias e agora também vai às compras. Vejo uma lágrima no rosto de Karl Marx!

6 comentários:

Anónimo disse...

“E a Esquerda, abalada pela pouca “freguesia” que as manifestações do dia do trabalhador tiveram…”

… e isto faz lembrar a célebre frase “não é o que o autor diz que interessa, mas como diz ”.

Em Campo Maior há muitos canudos por onde se espreita. Este utilizado - pelos vistos - é dos estreitos !
Mas que interesse tem a realidade, para um bloguista - por aqui – considerado superior , ainda que por vezes, na escolha das palavras, revele falta de imaginação ?

Cumprir objectivos de seriedade e isenção Jack, não é beber informação de fontes inquinadas !

Jack The Ripper disse...

Caro Anónimo,

Agradeço o seu comentário.

Se a pouca imaginação vem pela palavra "freguesia" digo-lhe que era para contrapor a clientela do Supermercado. Talvez não tenha percebido a ideia...

Anónimo disse...

A vista da Praça da República é muito curta!! Com o mundo em explosão social. Trabalhadores de todos os povos: árabes, na Grécia, Espanha, Portugal, Argentina, etc... a lutarem pelos seus direitos enquanto o grande capital da banca acumula lucros fabulosos e impõem medidas duríssimas (Isto não é cassete, é a realidade) leio aqui que não há luta de classes!!!Sinceramente!!!

PG

Mata Hari disse...

Sr. Anónimo de 7/05 às 15:28, não acho que este “bloguista” beba informações de fontes inquinadas e, uma coisa é certa, admiro mais a liberdade intelectual do nosso amigo Jack, do que o populismo do Senhor !
É sempre menos arriscado dizer coisas que agradam aos ouvidos do povo, do que ter a coragem de emitir pontos de vista baseados numa reflexão inteligente e independente.
Quanto ao Sr. Anónimo PG, diga-me objectivamente onde viu uma explosão social em Portugal com trabalhadores a defenderem os seus direitos ?!
Reclamar e manifestar, não é defender...
Siga o conselho deste bloguista informado e examine o excelente exemplo que deu sobre a saída da crise na Islândia. Depois poderemos discutir sobre o que é a verdadeira luta pelos nossos direitos.
Temo que perante mentes instrumentalizadas como as vossas , a lágrima de Karl Marx acabe mesmo por cristalizar...

Parabéns Jack, por esta brilhante reflexão !
Cumprimentos

Anónimo disse...

Caríssimo Jack,

Talvez por não estar atento ou andar demasiado preocupado com outros assuntos há algo que se me está a escapar. O seu blog é alguma empresa? Em caso afirmativo, a mesma está representada na Bolsa de Valores? Há sócios que lucram com as frases que vão por aqui escrevendo? Ou são tão somente os seus "lembitas" de serviço? É que, após uma leitura rápida de alguns dos comentários aos seus posts, verifico que há gente que se "baba" cada vez que o senhor opina acerca de determinado tema. Tem algum grupo oficial de fãs? E essa Mata não sei das quantas é a cabecilha do mesmo? Peço que me elucide para eu ter o prazer de pertencer ao mesmo.

Anónimo disse...

Caro (ª) Mata Hari

Confundir a Luta de classes com uma briga de bairro é uma ofensa a Karl Marx

Ligue o ampliador, sff

Já diz o poeta "Com todo o respeito"

PG