sexta-feira, 23 de março de 2012

Vale a pena fazer Greve?

Depois da jornada de Greve geral, que vivemos ontem, vale a pena fazer um balanço da Greve e dos seus efeitos nos dias de hoje.
Para além das considerações ideológicas que aderir a uma Greve acarreta o que deve aqui ser discutido é se a Greve ainda se deve considerar uma forma de luta efetiva.
Nos últimos tempos as relações laborais, cada vez mais legitimadas em revisões às leis do trabalho, têm pendido claramente para o lado dos patrões. São os tempos da crise e do medo de perder o emprego.
Para bem ou para mal também se assistiu, nos últimos 20 anos, aquilo que se chama processo de globalização, quer económico quer cultural. Ora este fenómeno também chega ao mercado mundial de mão-de-obra. A oferta e a procura são globais e tanto se assiste a fluxos migratórios como a deslocalizações de empresas em busca de mão de obra mais e mais barata.
Desta forma penso que aderir a uma Greve geral em Portugal é tudo menos efetivo. Vivemos num mundo globalizado? Então as Greves também devem ser globalizadas. Quem deve ver as suas condições laborais melhoradas são os trabalhadores da China que, assombrem-se, têm estas condições impostas por um partido comunista. Quando as condições deles tiverem melhorado então as condições do resto do mundo melhorarão também!

2 comentários:

Anónimo disse...

Vale sempre a pena senão veja-se o comunicado sobre as investidas à "ditadorzinho" que o sr presidente tem na camara e o sindicato já veio a fazer um comunicado dizendo que e tudo ilegal

Mata Hari disse...

Caro Jack,
Vale sempre a pena fazer greve...
A sua análise sobre o impacto da mundialização é coerente, mas não posso concordar quando diz que não adianta manifestar enquanto a China não melhorar as suas condições de trabalho!
Isso quase parece um apelo à submissão e ao conformismo !
Se uma das forças da economia chinesa é a mão-de-obra barata, não acha que é uma utopia aguardar melhoras nesse sentido ?
Aí sim, estaríamos ““Esperando por Godot” …
Falta Iluminismo a Portugal...
Urge que lutemos contra o “pensamento único” e contra a “mundialização da resignação” !

Pense nas palavras do Poeta Maior:

“Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.” F. Pessoa

Cumprimentos!