quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Desejos para o Ano de 2012

Quando leio António Almeida Henriques, secretário de estado adjunto da economia afirmar que “Se o país não crescer não estivemos cá a fazer nada” apetece-me desde logo pedir ao novo ano que Portugal cresça. E peço mais…peço também que não saia da zona Euro. Diz mais este senhor : “ Temos que mudar alguns paradigmas. As autarquias até agora tiveram o seu paradigma virado para o betão, as infraestruturas e construções. Chegou a hora das autarquias pensarem no investimento, no emprego qualificado, nas exportações.” Ele diz e eu junto esta mudança aos meus pedidos de 2012…andei a pedir isto todo o ano. Mas como pedir não custa peço mais para Campo Maior em 2012: peço mais segurança, peço que se resolva a questão do Mártir Santo, peço uma vila mais alegre e menos cinzenta.
E já que estamos a pedir, peço que Campo Maior seja conhecida como a capital do Café… ou da Flor de Papel… ou de ambas as duas! Peço que as Festas do Povo sejam Património Imaterial da Humanidade…Peço que a Indústria de Campo maior continue a crescer e que o Comércio local saia do seu marasmo! Peço que haja um Lagar de onde floresça outra indústria natural De Campo Maior.
Para as escolas peço boas condições de trabalho e para os professores, e para que não digam que estou contra eles, peço muita tranquilidade para que possam realizar o seu trabalho. Para o Agrupamento de Escolas peço que a Escola Secundária esteja nas 100 primeiras nos resultados dos exames nacionais. Para Associação de Pais e Encarregados de Educação peço que nos deixe mais provas da sua existência.
Pedir não custa…oxalá 2012 nos traga estas e outras coisas boas! Para todos os leitores, comentadores e seguidores do DeCampoMaior um Feliz 2012!

5 comentários:

Anónimo disse...

Pedir será a forma mais fácil de iniciar um processo. E quem nos atenda? Haverá? Para aquilo que pede, existem respostas e na esmagadora maioria, nem o factor económico/financeiro é decisivo. Haverá capacidade formativa para efectivar os pedidos? Tenho as minhas dúvidas. Mártir Santo - desleixo. Vila menos cinzenta - comodismo. Capital do Café - díficil, não impossivel, dado o acumulado. Festas do Povo - história pouco concisa e muita impreciza, o que prssupôe documentação não catologada, a necessitar objectividade. Comércio local sem dinamização. Asssociação de Pais inexistente ou quase.
Finalmente, caso desconheça, existe um lagar de azeite, em funcionamento, com capacidade de moagem para a produção de azeitona do nosso concelho.
Que o Ano de 2012, lhe traga a satisfação dos seus pedidos, para um Campo Maior melhor!

Jack The Ripper disse...

Segundo me dizem o unico lagar existente é particular pelo que se existe outro eu desconheço.

Obrigado pelo seu comentário! Volte sempre

Anónimo disse...

Claro que o investimento é privado, mas a informação que me chega, é de já nesta campanha ter havido produtores que moeram a sua azeitona nesse lagar, e que na próxima qualquer o poderá fazer, sujeitando-se, evidentemente, às condições inerentes ao funcionamento e custos do investimento, aliás como em qualquer outro existente fora de Campo Maior.

Maria disse...

Em resposta ao Anónimo, parece-me que ignora que existe já uma história das Festas do Povo, da autoria de Francisco Galego. Título: Campo Maior. As Festas do Povo, das origens à actualidade, Editora: Livros Horizonte.
Afirmar que a história das Festas do Povo é pouco concisa e imprecisa é desconhecer o trabalho rigoroso que está na base da referida obra.

carlos disse...

Um novo ano com tudo aquilo que pode fazer uma pessoa feliz são os votos deste vosso co-blogueiro,
carlos