terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Ano 2011 em Revista

Quando Vítor Gaspar não reflete porque motivo anda a ler mais Keynes do que Friedman poderia pensar-se que este economista não tem as ideias claras sobre que caminho seguir. Mas os motivos de Gaspar são outros, diz ele em entrevista ao Expresso: “Tenho poucas oportunidades para pensar devagar”. E é normal visto a pressão a que está submetido. Talvez por isso o Expresso o tenha eleito “Figura Nacional do Ano”.
Para “Acontecimento Nacional de 2011” foi escolhido o Resgate de Portugal pela Troika.
No plano internacional a “Figura Internacional de 2011” é Dilma Rousseff que, eleita presidente do Brasil, tem por missão, nada fácil, fazer esquecer Lula da Silva. Para fechar os galardões As Primaveras Árabes foram o “Acontecimento Internacional de 2011”.
E a nível local? Com certeza que o Expresso não se interessou por Campo Maior. Também não é preciso, para isso está cá o DeCampoMaior e todos os campomaiorenses.
Assim elegi para Acontecimento Local de 2011 as Festas do Povo. Não seria de esperar outra coisa, já que Campo Maior voltou a ser visitado por milhares de pessoas para assistirem a um espetáculo grandioso. Na mesma linha elegi para Personalidade Local do Ano o presidente da Associação de Festas, o Sr. João Rosinha, pela organização de um evento que mobiliza muitos meios e necessita de uma organização cada vez mais sofisticada.
Na parte negativa elegi como “Acontecimento Negativo de 2011” dois…infelizmente dois. Por um lado, o terrível incêndio nas instalações da Sanzé e por outro o fecho anunciado dos Cafés Silveira. Não são necessárias muitas palavras para perceber a dimensão trágica dos dois acontecimentos nos dias que atravessamos.
Por fim, para “Personalidade Negativa do Ano” vou eleger o conformismo e a resignação com que muitos empresários e comerciantes vivem os dias da crise.
E para os leitores? Quem são os destaques de 2011?

10 comentários:

Anónimo disse...

E o omnipresente e omnipotente… ?

“Acontecimento do ano” , “Personalidade do ano”… são temas recorrentes anualmente, normalmente inventadas por pessoas que procuram protagonismo, - e de tal importância são - que nos primeiros dias do ano seguinte, já ninguém se lembra dos acontecimentos eleitos, e quem os protagonizou.

Sinal dos tempos.
... Dantes na “minha terra” chamava-se a “isto” uma fantochada ! Agora, perante tais factos, os inconscientemente eleitos, desvanecem - se profundamente nas trevas da sua eterna vaidade, enquanto uns que assistem a estas cenas, limitam-se a encolher os ombros, e outros ainda, passam a mão pelo rosto esfregando os olhos, riem-se… e seguem á vida !

Porque De… Desgraçada terra era esta Vila , que o seu povo, elegesse como acontecimento fundamental - na sua vida - em todo um ano decorrido, uma burrice absurda, a que alguns pela força brutal das suas piedosas mentiras, insistem em chamar “festas” do “povo”.

Porque de facto não são.
Mas De… tiro-lhe o chapéu , porque de facto tenho que reconhecer, que tem tido neste aspecto, uma grande capacidade - e “talento” já agora - de moldar-se ás miragens da ficção , arrastando consigo - e no seu blog - outras “almas” boas , obrigados á tortura da “aparência” do sorriso nos lábios, para esconder as verdadeiras dores de “alma” .

Não o quero magoar, mas custa-me ver o seu “editorial” a fazer coro, e eleger com o seu voto ,este tipo de atitudes, onde campeia a ganância - que ainda que encapotada – não deixa de o ser.

Compreendo (mal) até, que como homem da “sociedade”,tenha que nadar e pescar em todas as águas para sobreviver, e ( ao que me dizem ) construir um provável futuro politico por estas bandas .

Sendo assim , não vá por mim, nem faça caso do que por aqui vou escrevinhando !
Desde cedo , me fizeram perceber que tinha nascido pobre e com um defeito na coluna - e talvez devido a isso – fui cimentando umas ideias esquisitas, á medida que ia ouvindo a opinião das pessoas, e o comportamento desta sociedade, que se alimenta com as mentiras “das famílias sorridentes e felizes a caminho do futebol ” , bombardeadas a cada instante pelas televisões “deles”.

Portanto, faça o favor de eleger, elegendo-se !

Uma coisa pode ter certa. O amanhã - passageiro e insignificante - nunca será o que sonhamos , porque a nossa inteligência, nunca ombreará, com o sentimento dos sonhos inteligentes, por muitos Keynes ou Friedman lhe tentem vender ,ou dar-lhe a volta , com as experiencias e profundidade dos seus “perigosos” pensamentos !

Espero não o ver - um dia - a fazer parte do júri, no concurso para a miss de Campo Maior !

Jantemos… que a sopa já cheira !

Anónimo disse...

Personalidade Local

Decampomaior blogue

Acontecimento local pior

Aumento da água

Jack The Ripper disse...

Para o primeiro Anónimo, a minha Némesis um abraço especial!

Quando Jantamos juntos?

Para o segundo Anónimo, um agradecimento pela nomeação!

João Rosinha disse...

Dei uma vista de olhos pelo seu blogg- o que faço algumas vezes, diga-se já...- e deparei-me com a sua apreciação. Acho muito bem , claro, que tenha eleito as Festas como " Acontecimento do ano", porque de facto foram-no a nível local.Mas não posso concordar consigo com a minha nomeação.Eu sómente procurei cordenar a equipa que comigo trabalhou no apoio incansável que todos demos à população de Campo Maior. No meu modesto entender, e creia que o digo com toda a sinceridade,e sem qualquer receio de ser tomado por excesso de humildade, essa nomeação devia ir inteirinha para o Povo de Campo Maior, eles sim os verdadeiros heróis desta aventura fantástica que foi realizar as Festas em 2011. Mais uma vez demonstraram o que pode a força da unidade em torno de um objetivo comum.Ao senhor que ao lado escreveu "os inconscientemente eleitos, desvanecem - se profundamente nas trevas da sua eterna vaidade", lamento que se tenha pronunciado dessa maneira sobre a minha pessoa, que pelos vistos conhece bastante mal...

Jack The Ripper disse...

Para o Sr. João Rosinha,

Obrigado pelo seu comentário. Volte sempre ao meu blogue

carlos disse...

O meu destaque vai para a vila que Campo Maior foi.

Hoje a vila é:
suja;
apática;
perigosa;
injusta;
conhecida pela delinquência;
conhecida pelo crime diário;
cada dia menos recomendável;

ESTA VILA METE NOJO!

(Jack, pára de meter a cabeça na areia,ok?)

Anónimo disse...

Quero felicitar o blog, pela sua prosa, actual, reveladora de conhecimentos bem apreendidos e elaborados.Um reparo: Não caia na facilidade dos prémios, e então em pernoladidades campomaiorenses, é que corre o risco de não reconheccer o veerdadeiro mérito de pessoas ou instituições, reveladoras de um cunho nada comparável a quem elegeu.
Continue. Feliz 2012!

Jack The Ripper disse...

Agradeço o seu comentário e a sua crítica, no entanto, este post é aberto podendo, se entender, nomear outros destaques

Debra disse...

Só faço destaque a acontecimentos positivos, uma vez que "dos fracos não reza a História":

Acontecimento Internacional - queda dos ditadores que durante décadas governaram alguns dos países da zona árabe.

Acontecimento Nacional - a renúncia por parte de José Sócrates
ao cargo de primeiro-ministro, após ter levado o país à miséria.

Acontecimento Local - fim do estado anárquico em que se encontrava o Agrupamento de Escolas de Campo Maior.

Personalidade do Ano - O Indignado.

Anónimo disse...

O bom e o mau…

Quando estamos dependentes, é difícil prognosticar o que nos acontece. Podemos fazer tudo o melhor possível para que a nossa consciência fique em paz, e dever cumprido. Mas… o decisor – ou porque dormiu mal, ou interpretou no ar, ou porque lá terá as suas razões, ou simplesmente porque sim – decide (e como diria o juiz) está decidido.

É normal, que quando estamos no uso da palavra, nenhum de nós, facilmente aceita que nos cortem o som. Julgamos sempre que o nosso “som” é o mais puro. Talvez porque nas nossas pequenas vaidades ( quem as não tem ?) algumas vezes nos recusamos a ouvir o “som “ de outros, que até por sinal muitas das vezes, os produzem – com mais modéstia é verdade - mas com uma qualidade bem mais superior.

Recordo-me quando era um “fedelho-gaiato” passar horas a fazer companhia ,e a ouvir - na sua pequena oficina - um sapateiro - amigo - na minha terra.

Enquanto ele, ia aviando copos de vinho, fregueses do cabelo ( sim porque também era taberneiro e barbeiro) cozendo e remendando sapatos, botas cardadas, ou pondo “solas” de pneus, eu ,sentando num banco pequeno de madeira ( do tamanho dos que hoje se usam para correcção da coluna) lá ia aprendendo um pouco de tudo.

Era um homem sábio, e acho que dizê-lo único, é diminui-lo.

Ali aprendi muito de ; geografia, história, sociologia, agricultura, o verdadeiro significado do trabalho, o valor da palavra , o amor pelo próximo …

Quando (longe) mais tarde, soube que morreu , senti, que morreu, muito de mim.

…só porque o De… pede votos, e elege personalidades e acontecimentos.

De… ainda que não lhe deixe de dar alguma razão, a sopa de “baldoregas” amargas de ontem, pode crer (para mim) que são bem mais doces, que as beldroegas de hoje!

Almocemos…